CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Linhão é risco de vexame para Dilma

  1. Principal
  2. Notícias

26/11/2013

A vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) a Manaus, em dezembro deste ano, conforme ela revelou ao senador Eduardo Braga (PMDB) no dia 13, pode estar comprometida ou fadada ao vexame. Isso porque a expectativa é que a Zona Franca de Manaus fosse prorrogada antes da visita e o Linhão de Tucuruí inaugurado nesta data. Enquanto a PEC da Prorrogação emperrou na Câmara dos Deputados, o Linhão de Tucuruí está longe de interligar 100%  Manaus ao Sistema Nacional e baratear o valor das contas para a população.

Atraso


Embora a parte da obra do Linhão que cabe ao Governo Federal já esteja concluída, Manaus só pode ser 100%  interligada ao Sistema Nacional quando as subestações de 138 kv de Cachoeira Grande, Compensa e Mutirão, obras de responsabilidade da Amazonas Energia, estiverem prontas.

Subutilizado


A conclusão destas subestações - 2ª etapa da interligação -  estava prevista para julho e até agora nada foi feito. Há ainda duas etapas a serem concluídas após esta. Por enquanto, o Linhão funciona em caráter experimental com 100 MW e, sem as subestações, não há como ampliar esse fornecimento. O consumo de Manaus é de 1.5 GW.

Fonte: Portal Acrítica.com.br

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House