17/10/2023
Lideranças do CIEAM participam do desenvolvimento da nova política industrial brasileira, no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial do MDIC
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), única entidade amazonense com assento no Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), participou da Missão Industrial realizada de 4 a 11/10 no Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), em Brasília, com o objetivo de construir uma nova política industrial para o Estado brasileiro.
Para avançar nessa questão, foram realizadas, de 4 a 11 de outubro, rodadas temáticas de reuniões sobre as seis missões industriais pré-definidas, com o objetivo de ouvir as contribuições da sociedade civil, que envolve trabalhadores e o setor produtivo, para a construção da “Nova Indústria Brasil: forte, transformadora e sustentável”.
O CIEAM foi representado pelos coordenadores das Comissões CIEAM para cada grupo temático convidado para as missões industriais:
5/10 – GT Bioeconomia, descarbonização, transição e segurança energéticas para garantir os recursos para as gerações futuras: Ronaldo Gerdes - coordenador da Comissão CIEAM de Transição Energética
6/10 – GT Infraestrutura, saneamento, moradia e mobilidade sustentáveis para a integração produtiva e o bem-estar nas cidades: Augusto César Rocha - coordenador da Comissão CIEAM de Logística
10/10 – GT Transformação digital da indústria para ampliar a produtividade: Mariana Barrella - coordenadora da Comissão CIEAM de Desenvolvimento Industrial e Inovação
11/10 – GT Tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais: Luiz Augusto Barreto Rocha: presidente do Conselho Superior do CIEAM e fundador da indústria de confecções BDS.
"A Indústria de Defesa é Transversal, ela é uma das maiores geradoras de externalidades positivas em todo o mundo. O telefone celular veio de investimento na Indústria de Defesa. É muito mais do que gerar empregos, é gerar empregos com qualidade", comentou o presidente do Conselho Superior, Luiz Augusto Rocha durante participação na oficina do GT Tecnologias de interesse para a soberania e a defesa nacionais.
Entenda
Nesta etapa da construção da nova política industrial do Brasil, governo, representantes de trabalhadores e do setor produtivo apontaram os gargalos da missão industrial, que quando solucionados poderão deixar a indústria brasileira mais produtiva e competitiva. As sugestões e os problemas identificados nas oficinas servirão para a identificação de áreas e tecnologias para investimento e para atribuição de prioridades.
Fonte: Comunicação CIEAM com informações da assessoria CNDI
ascom@cieam.org.br