16/02/2023
DA REDAÇÃO – PORTAL AM1*
Publicado em 15/02/2023 16:20
BRASÍLIA – O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) realizou um café da manhã, nesta quarta-feira (15), com a bancada parlamentar federal do Amazonas, para discutir sobre os desafios da Zona Franca de Manaus (ZFM). Participaram deste evento as principais entidades da indústria – FIEAM, Eletros, Abraciclo e Abir.
Um dos principais temas da reunião foi a reforma tributária que tramita no Congresso, e pode por fim aos incentivos fiscais do modelo Zona Franca.
Os deputados federais Saullo Vianna (UB), Sidney Leite (PSD), Adail Filho (Republicanos) – que integram o grupo de trabalho da reforma tributária – e Capitão Alberto Neto (PL) participaram do encontro.
Também esteve presente o titular da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino.
O presidente do Conselho Superior do CIEAM, empresário Luiz Augusto Rocha, destacou o alinhamento entre os representantes da indústria e a bancada amazonense, e o trabalho dos parlamentares nas pautas de interesse do estado do Amazonas para o Brasil.
“Pudemos constatar, nestes dias de trabalho no Congresso, a enorme importância nacional dos nossos parlamentares, sempre trabalhando no interesse do Amazonas e do Brasil”, disse o empresário.
Nesta agenda, os empresários apresentaram um painel com a participação do vice-presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, o presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e similares (ABRACICLO), Marcos Fermanian, o diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR), Alexandre Horta e o presidente-executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros), Jorge.
Durante a reunião foram destacadas a importância de um discurso unificado para a proteger o modelo econômico, à união das instituições, a importância de todos chegarem a um ponto comum para a reforma e o reforço da manutenção da segurança jurídica e previsibilidade.
Também foram apresentados os resultados de comprovam a efetividades do modelo, levando em consideração que o Polo é superavitário e mantém 100% a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Outros temas como a renovação de incentivos da Sudam e melhoria da governança foram pautados durante a reunião.
(*) Com informações da assessoria
Fonte: Portal Amazonas1