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Líder do Polo de Duas Rodas no PIM produz só 40% da capacidade

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03/06/2016

A Moto Honda da Amazônia, líder do Polo de Duas Rodas e uma das maiores do Distrito Industrial, está produzindo apenas 40% de sua capacidade como resultado da crise econômica em 2016. A informação foi dada, ontem, pelo diretor institucional da Moto Honda, Paulo Takeushi.

A Moto Honda tem capacidade para produzir até 5,2 mil motocicletas por dia, mas tem produzido apenas 3,6 mil neste ano. “Em média, estamos com 40% de ociosidade”, disse Takeushi, destacando que a queda na produção deste ano deve chegar a 20% sobre o ano passado.

Em 2015, a Moto Honda produziu 1,1 milhão de motocicletas e deve fechar este ano com 950 mil unidades produzidas. A companhia já chegou a fabricar 2 milhões de motos por ano.

O Polo de Duas Rodas passa pela ‘queda sobre a queda’. Para o segundo semestre, não há boas perspectivas. “Infelizmente, nós não temos nenhuma previsão de crescimento no momento. A curto prazo, a prioridade vai ser manter o ritmo que nós estamos tendo para poder, junto com a economia brasileira, a médio e longo prazo, fazer uma recuperação. Enquanto não vier o crescimento econômico, nós não temos a projeção de crescimento”, disse o diretor institucional.

A queda na produção da montadora japonesa variou de 20% a 30% no primeiro trimestre de 2016, em relação ao mesmo período do ano passado, que já havia apresentado retração sobre 2014. Caso o ritmo se mantenha o mesmo, a previsão é fechar o ano com produção 20% menor em relação a 2015.

A companhia, que é a maior do Polo de Duas, está com 6 mil funcionários e vem reduzindo a mão de obra nos últimos anos. “A empresa veio fazendo ajuste ao longo dos últimos três, quatro anos e agora estamos com mão de obra adequada ao atual volume de produção”, disse Takeushi. Ainda em 2016, mais de 500 funcionários aderiram ao Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Na tentativa de manter o nível de produção, a empresa tem investido em lançamento de modelos e na produção de componentes. Cinco modelos foram lançados em 2016, entre eles, a XRE 190, de 190 cilindradas, e preço estimado em R$ 13.300. A estimativa é produzir 32 mil motos deste modelo por ano.

A produção de tubos, que são parte importante da motocicleta, e o processo de spin casting (fundição centrífruga), são algumas das alternativas. Inauguradas em novembro de 2015, as novas linhas incrementaram o desenvolvimento de componentes para a fabricação do motor e chassi das motocicletas, quadriciclos e motores estacionários, com investimento de R$ 75 milhões.

Fonte: Portal D24am.com

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