CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

LG fará aporte recorde na área de propaganda em 2014

  1. Principal
  2. Notícias

19/11/2013

A multinacional sul-coreana LG Electronics quer aproveitar a chegada da Copa do Mundo de 2014 para ampliar suas vendas de televisão no País. Para viabilizar essa ideia, a companhia promoverá o maior investimento em propaganda e marketing de sua história no Brasil. A empresa também deve lançar novos produtos em categorias chaves como celulares para disputar o posto de liderança neste segmento.

De acordo com o diretor de marketing da LG Electronics do Brasil, Pablo Vidal, o ano que vem será marcado por esse aporte recorde. "Em 2014, lançaremos essa nova plataforma de comunicação. Isso mostra como acreditamos nos negócios locais. Hoje, o País já representa o segundo maior mercado da companhia no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos", explica. O diretor não quis divulgar o valor total do investimento nem o conteúdo, mas confirmou que as propagandas serão veiculadas em todos os formatos de mídias.

Em 2013, o aporte realizado no setor de marketing cresceu 30% em comparação com 2012. Na visão da multinacional sul-coreana, a chegada do evento esportivo representa uma grande oportunidade sazonal para a empresa ampliar as vendas de televisores. "Observamos um fenômeno muito interessante nos anos de Copa do Mundo. Nessas ocasiões, a demanda dos consumidores se antecipa. Portanto, as compras que normalmente aconteceriam no segundo semestre - melhor período de vendas para o varejo - ocorrem na primeira metade do ano", ressalta.

Para explorar essa tendência de consumo, o executivo reforça que é necessário saber o momento certo de posicionar seus produtos no mercado nacional.

"É importante termos um portfólio pronto, já no início do ano, para atender a demanda interna. Pensando nisso, decidimos reformular algumas linhas dentro da categoria de televisão para atender a procura no primeiro semestre, enquanto os demais lançamentos acontecerão na segunda metade do ano", afirma.

Atualmente, a companhia disputa a liderança nacional no segmento de televisões com sua conterrânea Samsung. "Em 2012, estávamos na segunda posição e neste ano conquistamos a liderança do mercado. Nessa área, nosso market share está bem consolidado. Não se trata de uma diferença de um ponto, pois estamos bem à frente dos concorrentes. Em relação ao segundo colocado, são sete pontos percentuais de diferença", ressalta Vidal.

Outra grande arena para as rivais coreanas para o ano que vem está na categoria de celulares. "Claramente, a divisão de celulares puxou as vendas da LG Electronics do Brasil em 2013. Projetamos um crescimento de 64% na produção desses aparelhos em comparação com o mesmo período de 2012", disse Vidal.

Segundo o executivo, os bons resultados contabilizados voltaram a aparecer após a companhia dar início a um processo de reformulação no portfólio de celulares.

"As vendas do negócio total de celulares, reunindo os modelos de entrada mais baratos e os smartphones (mais tecnológicos e caros) aumentaram 60%. No entanto, se considerarmos apenas a linha de smartphones, o índice de crescimento chega a casa dos 100%", diz.

Apesar da expansão, a companhia pondera que a concorrência neste segmento é muito forte. Hoje, a LG do Brasil é a atual vice-líder na categoria de smartphones, e ainda está longe da primeira colocada no mercado.

"Temos um gap significativo na área de smartphones, pois existem outras marcas que ainda tem um grande peso no mercado. Mesmo assim, alcançamos a segunda posição do ranking, e vamos atrás da liderança em 2014", acrescenta o executivo. De acordo com Vidal, as praças com forte estrutura de 4G, são muito importantes para a categoria de smartphones, e a crescente expansão dessas áreas pelo País também devem estimular as vendas desses aparelhos, o que pode ser aproveitado pela companhia.

Uma pesquisa recente realizada pela consultoria GfK apontou que entre os meses de janeiro e agosto de 2012, os smartphones representavam 24% do mercado nacional, enquanto os celulares normais somavam 76%. Neste ano o cenário mudou. Entre janeiro e agosto de 2013, a categoria de "celulares inteligentes" registrou um avanço importante representando 46% do mercado interno, enquanto a divisão de celulares normais caiu para 54%.

Em 2013, o faturamento total da LG Electronics do Brasil, englobando todos os segmentos nos quais a empresa atua, deve crescer cerca de 50%. A empresa foi a vencedora do Prêmio DCI Empresas Mais Admiradas, no quesito Eletroeletrônicos, na edição de 2013.

Fonte: DCI

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House