09/09/2014
Dados da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) mostram que ao final do segundo trimestre deste ano a empresa detinha 24% de market share no setor.
As elevadas temperaturas garantiram para o mercado de ar condicionado residencial um expressivo crescimento de 17,6% entre janeiro e junho sobre um ano antes. Apesar disso, o gerente-geral de vendas da LG no Brasil, Lucio Bacha, observa que esse ainda é um mercado em amadurecimento. "A penetração residencial ainda é muito pequena, em torno de 15,8%", disse. Para TV e geladeira essa taxa supera 90%.
De acordo com a Abrava, entretanto, o segmento vem evoluindo de forma acentuada, sendo que entre 2009 e 2012 praticamente dobrou de tamanho, ganhando também maior importância entre os fabricantes - um restrito grupo de cerca de dez empresas.
Para a companhia essa linha já é a terceira mais importante, segundo Bacha, respondendo por 10% do faturamento da companhia. A unidade brasileira da LG apresentou faturamento de US$ 3,4 bilhões no ano passado.
Mercado
O levantamento mais recente da Abrava aponta um crescimento de 17,6% nos três primeiros meses deste ano em relação ao mesmo trimestre de 2013. "No começo do ano houve uma procura acima do esperado, especialmente, nas regiões Sul e Sudeste. Como ainda são poucos fabricantes e que tem uma limitação de ofertão, houve a necessidade de fazer um direcionamento para essas regiões e acabou afetando o abastecimento no Nordeste por exemplo, o que acabou afetando as vendas por lá", disse o gerente da LG.
Apesar do desempenho positivo no primeiro trimestre, a Abrava espera expansão anual entre 13% e 14% no acumulado de 2014 na comparação com o ano anterior, totalizando R$ 4 milhões.
Fonte: DCI