08/06/2015
Para o líder do governo na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e vice-presidente da Comissão de Transporte, Viação e Obras Públicas (Comtvop), vereador Elias Emanuel (sem partido), as leis que envolvem a restrição de circulação de veículos, bem como outras normas para o trânsito, são de competência do Executivo municipal, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Não é característica das competências da Câmara legislar sobre o assunto, este é um tema de responsabilidade do prefeito Arthur Neto, o qual ele tem levado muito a sério”, afirmou Elias.
Mobilidade
O parlamentar falou também sobre o papel que o Legislativo vai poder desempenhar, contribuindo para o trabalho do Executivo, por meio da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana que está em trâmite.
“A respeito da segurança no trânsito, o grande mote que a comissão de transportes da câmara vai se apossar é a discussão do Plano de Mobilidade Urbana, pois em uma sequência de nove audiências, que estão ocorrendo pela cidade, a população está sendo chamada a participar e dar a sua opinião, logo o plano vai chegar à Câmara e, da mesma forma que o Executivo, a CMM vai oferecer aos cidadãos a oportunidade de contribuir com sua visão e sugestões ao projeto por meio de audiências públicas, antes de votar definitivamente o tema”, destacou Elias.
As leis, decretos e portarias que normatizam a circulação de veículos de grande porte, como, por exemplo, caminhões e carretas, em determinadas áreas da cidade, têm sido implementadas há pouco mais de dois anos e devem aumentar de número já no próximo mês, conforme a informação do titular do Manaustrans.
“Estamos na fase final da preparação para a ampliação da restrição de circulação de veículos pesados em dois corredores viários que são eixos muito importantes no tráfego da nossa cidade. No mês de julho, o Manaustrans vai publicar as portarias que incluem entre as VMRCs as avenidas Mário Ypiranga e Umberto Calderaro, seguindo parâmetros semelhantes aos adotados nas avenidas Constantino Nery e Djalma Batista”, anunciou Paulo Henrique.
Regras de circulação
O diretor-presidente da autarquia declarou, ainda, que em seguida devem ser contempladas avenidas como Ephigênio Sales e boulevard Álvaro Maia, porém com regras diferenciadas, contemplando a realidade da importância e estratégia de uso de cada corredor.
“Ainda não temos uma data, mas as regras para a circulação desses veículos serão ampliadas para o corredor da Ephigênio Sales e Álvaro Maia, porém com algumas diferenças; por exemplo, na Ephigênio, a restrição deve contemplar somente os horários de pico (de manhã e ao final da tarde), não interferindo na circulação no horário entre-pico, por tratar-se de um corredor que liga o aeroporto internacional ao Distrito Industrial, o que a torna uma via importantíssima e estratégica para a economia da nossa cidade”, ressaltou o titular do trânsito municipal.
Fonte: Amazonas Em Tempo