CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Lei da Liberdade Econômica é debatida durante encontro em Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

18/10/2019

Fonte: Site Toda Hora

O encontro da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), sediado na Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea), em Manaus, na manhã desta quinta-feira, 17/10, no Centro Cultural Povos da Amazônia, abriu os trabalhos com discussões sobre a Lei 13.874, de 20 de setembro de 2019, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica.

A reunião, presidida pela titular da Fenaju e da Junta Comercial do Estado do Pará, Cilene Sabino, contou com a participação de 17 dirigentes das Juntas Comerciais da Federação.

“Nosso foco é no usuário e na geração de emprego e renda, fazer nossa economia crescer. E, nesses encontros com os dirigentes de todos os estados brasileiros, é possível a discussão de melhorias e do aprimoramento de leis em vigor”, explicou a presidente da Fenaju.

A intenção da instituição é a uniformização de procedimentos frente à Lei de Liberdade Econômica e ao seu impacto no registro empresarial.

Abertura

A solenidade de abertura do encontro, que tem por finalidade reunir as Juntas Comerciais e seus dirigentes para o desenvolvimento de metas para padronizar o sistema de Registro Mercantil brasileiro, contou com a presença do titular da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), representando o governador do Estado, Jório Veiga; do superintendente da Zona França de Manaus (Suframa), coronel Alfredo Alexandre de Menezes Júnior; e da diretora-superintendente do Sebrae Amazonas, Lamise Said Cavalcante.

O evento continua na tarde desta quinta-feira, 17/10, com a discussão da Instrução Normativa 66, de 6 de agosto de 2019, que mudou a constituição, alteração e extinção de filiais no ato do deferimento da matriz da empresa.

E segue na manhã desta sexta-feira, 18/10, com a assinatura do Termo de Adesão à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim-AM) pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em parceria com a Jucea.

A medida atende a uma solicitação do diretor do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (Drei), que compõe o Ministério da Economia/Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital/Secretaria de Governo Digital, André Luiz Santa Cruz Ramos, que estará presente na assinatura da adesão.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House