13/12/2013
Criado na loja de autopeças do pai - que ele garante ter sido a primeira do Brasil - sua paixão por veículos e peças começou cedo. Precoce, ele aumentou a idade em dois anos para poder cursar a faculdade de economia.
Em 1951, Abraham Kasinski percebeu que a empresa fundada pelo seu falecido pai estaria com os dias contados se continuasse dependendo de produtos importados. Foi então que convenceu um dos irmãos a investir numa fábrica e com ele criou a Cofap. A empresa, que era 100% nacional, fabricava e comercializava componentes de valor agregado para o mercado automotivo. Vocês lembram de alguma das propagandas da COFAP que contava com a participação de um cachorro da raça Dausch (salsicha)?
Kasinski permaneceu na Cofap até 1997, quando vendeu a sua participação acionária por US$ 25 milhões. Quando abriu mão da Cofap, aos 80 anos, Abraham Kasinski tentou descansar um pouco e se desligar da vida empresarial.
Mas a vocação e a vontade de voltar ao mundo dos negócios foram mais fortes. Ele partiu para um novo empreendimento: a Kasinski Fábrica de Veículos, inaugurada em 1999. Com uma fábrica localizada no Pólo Industrial de Manaus, a empresa começou suas operações produzindo motocicletas a preços baixos, não demorando muito para conquistar fatia significativa do mercado.
Todos os esforços da nova empresa passaram a ser orientados para produção, marketing e comercialização de produtos de pequena e média potência, voltados especialmente para o público que tem a motocicleta como seu veículo de transporte. No ano de 2001, a empresa introduziu no mercado o Motokar: um triciclo que era o transporte ideal para fazer entregas urbanas com um gasto de gasolina inexpressivo.
Em julho de 2009, a Kasinski teve 100% do seu capital adquirido pela sino-brasileira CR Zongshen do Brasil, holding do gigante chinês Zongshen Industrial Group.
Inaugurada em setembro de 2010, a nova unidade fabril, em Manaus/AM, tem capacidade instalada de produção da fábrica para 110 mil unidades/ano, por turno. Em 2012 a nova unidade fabril da CRZ E-Power entra em operação. Destinada exclusivamente à fabricação de produtos elétricos, a unidade industrial será responsável pela produção de bicicletas, scooters e motos elétricas.
De acordo com dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), a indústria de motocicletas brasileira registrou um aumento de 16,7 % na produção de motocicletas em 2011 em relação a 2010, enquanto que a Kasinski obteve crescimento de 159,8% no mesmo período, alcançando 2,88% de participação de mercado.
Fonte: Viagem de Moto.com