07/08/2014
De acordo com a empresa, o motivo do fechamento da unidade e das demissões em massa foi a queda nas vendas e os altos estoques do setor no primeiro semestre. Segundo a Kasinski, uma nova unidade deverá ser inaugurada até o final desse ano, com uma capacidade bem menor de produção.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que ocorreu uma queda na produção industrial em 11 Estados. O Amazonas liderou o ranking na variação mensal negativa, seguido do Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul.
De acordo com o professor de economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Pedro Raffy Vartanian, “a Copa do Mundo, os efeitos do ciclo de alta da Taxa Selic iniciado em 2013 e as expectativas deterioradas do setor industrial são os principais responsáveis pela queda da produção industrial nos estados brasileiros”.
Além da produção de duas rodas, as produções de equipamento de informática e produtos eletrônicos foram os responsáveis pelo efeito da queda nesse primeiro semestre no Amazonas.
Para o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, não tem como prever se haverá novas demissões no polo em virtude da crise. Ele destacou que empresários usam meios alternativos para evitar que outras fábricas cheguem ao extremo e encerrem as atividades. “A concorrência de produtos importados, redução no volume, a falta de ações políticas e ajustes na infraestrutura tem sido a grande preocupação do polo industrial. A nossa expectativa é que até o final do ano, os setores afetados revertam o quadro negativo e comecem a temporada de novas contratações”.
Fonte: Amazonas Em Tempo