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Júlio Koga: “protagonista de importantes momentos”

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14/09/2022

A Honda CG, primeira motocicleta fabricada pela empresa no Brasil, alcançou um importante marco em sua história: 14 milhões de unidades produzidas no país desde 1976, quando as primeiras Honda CG 125 saíram de sua linha de produção de Manaus para mudar a vida dos brasileiros. Desde então, o modelo evoluiu em diversos aspectos –tecnologia, segurança, motorização –e continua sendo a favorita, seja qual for a versão, da Start à admirada Titan, passando pela prática Fan e pela profissional Cargo.

Nessa entrevista ao Jornal do Commercio, Julio Koga, vice-presidente industrial da Moto Honda, deu mais detalhes sobre a motocicleta que é a queridinha de motoqueiros e motociclistas em todo o Brasil.

Jornal do Commercio: Na sua opinião, por que a CG fez, e faz, tanto sucesso entre motoqueiros e motociclistas?

Julio Koga: A CG é um ícone, tanto para a Honda quanto para o mercado brasileiro de duas rodas, e acredito que essa liderança no segmento se deve a uma combinação de fatores que levaram ao sucesso da motocicleta. Um dos destaques é a versatilidade do modelo, que pode ser usado para a mobilidade diária, trabalho ou lazer, nos grandes centros, no interior ou em locais onde o transporte público não é tão eficiente. A CG também é uma das motocicletas mais econômicas do mercado, com baixo consumo de combustível. O modelo também possui durabilidade e baixa manutenção. Com um ótimo desempenho, em um motor de 160 cc, a confiabilidade na marca Honda fica evidente pela facilidade em encontrar peças para reposição e excelente valor de revenda, pois tem um dos menores índices de depreciação do mercado. Acima de todos esses fatores, um ponto muito importante que faz a CG ser líder no mercado há tanto tempo é a evolução e inovação constante do modelo, que apesar de estar há mais de 45 anos presente na vida dos brasileiros, nunca parou de evoluir.

JC: 14 milhões de unidades depois, quantas versões do modelo CG já foram fabricados?

JK: São quatro versões: Start, Cargo, Fan e Titan. Desde 1976, quando começamos a fabricar a Honda CG, a primeira motocicleta produzida em solo nacional, todas essas mais de 14 milhões de unidades saíram da fábrica de Manaus.

JC: De 1976 até hoje, quais as principais evoluções tecnológicas sofridas pelas CGs?

JK: A CG foi protagonista de importantes momentos na evolução das motocicletas. Ela começou com uma motorização de 125 cm³ e foi pioneira a ter uma versão a álcool, em 1981, além de uma versão para uso profissional, em 1998, com a CG 125 Cargo. Em 2004, o motor evoluiu para 150 cm³, com um design mais moderno, mas preservando as mesmas características: economia, agilidade e durabilidade. Ela também foi a primeira motocicleta flex produzida em série no mundo, com a CG 150 Titan Mix. A tecnologia FlexOne permitiu a vantagem de poder escolher o combustível (etanol ou gasolina) além de contribuir para um menor impacto ao meio ambiente, se utilizado o etanol. O modelo evoluiu em segurança, com a tecnologia de freios CBS (Combined Brake System) em todas as versões da CG, além de motorização de 160 cm3 na versão atual do modelo.

JC: Qual versão da CG tem feito mais sucesso?

JK: Diria que todas as quatro fazem igual sucesso: a Start, modelo de entrada; a prática Fan; a Cargo, com foco no uso profissional; e a Titan, versão top de linha do modelo.

JC: Onde, e por quem, são idealizadas as alterações que as CGs sofrem?

JK: A Honda é uma empresa que está sempre buscando a inovação, isso está no DNA da marca, em todas as operações que temos no mundo. A CG é um modelo que nunca parou de inovar, mesmo estando há mais de 45 anos no mercado. Todo trabalho de Pesquisa e Desenvolvimento dos times de engenharia da Honda é bem extenso e envolve diversos colaboradores em Manaus e São Paulo, que vão atrás das tendências, novidades, tecnologias, para que as motocicletas estejam em constante evolução.

JC: A primeira CG, fabricada em Manaus, em 1976, foi vendida ou está guardada pela Honda?

JK: Temos uma CG de 1976 que simboliza as primeiras unidades fabricadas pela Honda exposta na unidade do Centro Educacional de Trânsito Honda de Manaus. Além disso, temos outra unidade no museu da empresa, o Honda Fan Clube, que fica localizado na cidade de Indaiatuba, no interior de São Paulo.

JC: Qual é a mais nova versão da CG?

JK: A mais recente versão da CG, dotada de motor 160 cm3, é resultado de um longo processo evolutivo no qual tecnologia e excelência no padrão construtivo resultam em uma motocicleta moderna, prática, econômica e confiável, plenamente capaz de atender aos anseios dos motociclistas brasileiros que há décadas fazem do modelo sua opção nº 1. A versão 2023 do modelo apresenta novidades nas cores. A CG 160 Fan é comercializada nas cores prata metálico, preto e vermelho perolizado. Já a CG 160 Titan destaca o inédito prata metálico com as rodas e detalhes da carenagem em vermelho, cinza metálico e vermelho perolizado. A CG 160 Start traz como novidade o azul perolizado, que se une aos tradicionais vermelho e preto.

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Fonte: JCAM

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