CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Julho tem saldo de 1,2 mil postos de emprego, no AM

  1. Principal
  2. Notícias

23/08/2018

Notícia publicada pelo portal D24AM

O Amazonas registrou saldo de 1,2 mil vagas de emprego em julho, o segundo melhor resultado para o mês desde julho de 2013, quando foram abertas 3,3 mil postos de trabalho. Comparado com julho do ano passado (quando o saldo foi de 1,8 mil), houve queda de 600 postos. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a indústria foi o setor que mais influenciou o resultado com a criação de 453 postos de trabalho no início do segundo semestre.

Dos seis setores de atividade econômica, apenas dois tiveram perda de vagas: serviço de utilidade pública (prestadoras de serviço) e a extrativa mineral com o fechamento de 65 e oito vagas, respectivamente.

Por outro lado, além da indústria, com destaque para as atividades de material de transporte (201) e mecânica (166), também registraram resultados positivos, em julho, a agropecuária, com 350 novos postos, a construção civil, com 285 e o comércio, com 257.

Comparado as outras Unidades da Federação, o Amazonas aparece em décimo lugar entre os maiores saldos de emprego, resultado de 10,4 mil admitidos, contra 9,2 mil demitidos.

No ano, o saldo também é positivo com 839 postos de trabalho, assim como no acumulado de 12 meses, quando 4,5 mil vagas foram criadas.

No acumulado de janeiro a julho, o setor de serviços é o que mais abriu vagas, (1,7 mil), seguido da agropecuária, com 166. Já a construção civil aparece com o maior número de postos encerrados (798) seguido pelo comércio, com 431 vagas fechadas.

Nacional

O País fechou julho com a criação de 47,3 mil postos no mercado de trabalho, o melhor desempenho para este mês desde 2012, ano em que foram abertos mais de 142,4 mil empregos com carteira assinada.

Ao todo, no mês foram abertas 1,21 milhão de vagas, enquanto o número de demissões foi de 1,17 milhão, revertendo o resultado negativo apurado em junho, quando foram fechados mais de 600 postos formais de trabalho.

De janeiro a julho, o resultado de admissões contra demissões segue positivo, com 448,2 mil novos postos. Se mantiver a tendência até o fim do ano, o Brasil terá interrompido uma sequência de três anos de queda, quando foram encerrados mais de 2,88 milhões de empregos formais, entre 2015 e 2017.

Segundo os dados do Caged, todos os setores, com exceção do comércio e administração pública, registraram ampliação de postos de trabalho. O destaque vai para a agricultura, com a abertura de 17,4 mil novos postos formais.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House