26/06/2013
Contingenciamento e pulverização – Rever o arcabouço funcional e preferencialmente legal da Portaria que instrui as verbas de P&D constitui uma oportunidade singular de refletirmos sobre os últimos bombardeios direcionados à excepcionalidade fiscal do modelo ZFM. Na votação apertada que manteve os 12% de ICMS nas operações da ZFM, ocorrida na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, dia 07 de maio último, chamou a atenção a perda da habitual acolhida e apoio dos estados que integram a área de atuação da Suframa, a Amazônia Ocidental, além de Macapá/ Santana, no Amapá. E não é sem motivo. O contingenciamento das verbas da Suframa, tradicionalmente partilhada com a vizinhança e a pulverização dos recursos de P&D na atual configuração, distribuição e prioridade, entre outros estragos, afastaram parceiros vitais na diversificação e interiorização da economia e isolou politicamente a representação parlamentar do Amazonas. Um isolamento temerário que coloca todos contra um no colegiado estratégico dos secretários estaduais de Fazenda, o Confaz.
O projeto e as metas – Nesse contexto, além de rever a estrutura e funcionamento do CAPDA - Comitê de Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento da Amazônia, articular, redimensionar, integrar e revitalizar todas as instituições credenciadas, emerge como essencial ouvir todos os envolvidos tendo em vista deixar claro e compartilhado qual o projeto de desenvolvimento integrado e sustentável de diversificação e interiorização das cadeias produtivas do modelo Zona Franca de Manaus na área de atuação da Suframa? Com essa definição e propósitos, vai ficar mais fluido e mais simples redefinir e/ou confirmar os programas prioritários, promover auditoria e avaliação de credenciamento, relatórios, diagnósticos e integração das instituições e entidades participantes.
Grupos de trabalho – Sugerimos, a propósito, a criação de grupos de trabalho para assegurar a estruturação de um novo corpo técnico, simplificar a rotina e universalizar regras de conduta, estabelecer nova metodologia para recursos com recomendações estabelecidas por Portarias de PPB e de depósitos originários de glosas reconhecidas. Caberia ainda propor novos critérios para apresentação de relatórios, análises e comprovações das aplicações, debater o estabelecimento de novos programas prioritários e respectivos critérios de acessos e aportes dos recursos sob coordenação do CAPDA.
- Programas prioritários – Nesse contexto, cabe repensar, consolidar e/ou redimensionar os atuais programas prioritários já estabelecidos pelo CAPDA, à luz dos avanços da inovação e da consideração efetiva de interesses dos parceiros que integram a área de atuação do modelo ZFM:
- Programa Rede Estadual de Ensino e Pesquisa do Amazonas – REPAM.
- Programa de Desenvolvimento Energético Amazônico – PRODEAM.
- Programa TV Digital Interativa.
- Programa Tecnologia Industrial Básica – TIB.
- Programa de Desenvolvimento de Software na Amazônia – AMAZONSOFT.
- Programa de Microeletrônica e Microsistemas da Amazônia – PMMA.
- Programa para o Desenvolvimento de Bioindústrias na Amazônia - PRODEBIO-AM
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Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do Centro da Indústria do Estado do Amazonas. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. cieam@cieam.com.br