CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

“Jabuti” ameaça polo de concentrados da ZFM, denunciam Senadores do AM

  1. Principal
  2. Notícias

04/05/2017

Reportagem publicada no portal BNC (Brasil Norte Comunicação)

Os senadores do Amazonas foram Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (PMDB), com apoio de Vanessa Grazziotin (PCdoB), foram duros nos discursos contra a tentativa do relator da medida provisória (MP) 766/2017 de incluir no texto “jabutis” (emendas que nada têm a ver com o tema principal) que podem prejudicar o setor de concentrados de refrigerantes da Zona Franca de Manaus (ZFM).

Omar puxou as críticas e foi seguido pelos colegas da bancada contra a tentativa de reduzir, em três anos, de 20% a 4%, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos concentrados, matéria-prima para a produção de refrigerantes.

“Essa medida, se aplicada fora do Amazonas, prejudica a Zona Franca e retira as vantagens comparativas de Manaus, garantidas na Constituição”, disse Omar.

Segundo o senador, o relator Newton Cardoso Júnior (PMDB-MG), “na calada da noite”, incluiu vários “jabutis” no Refis.

Omar disse ainda que o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) já tratou com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para a retirada do texto da MP dessas emendas prejudiciais ao Amazonas.

Caso isso não aconteça, o senador disse que vai denunciar o relator no Conselho de Ética da Câmara.

Eduardo Braga classificou a MP de escandalosa. E denunciou que os senadores não tiveram sequer acesso ao relatório, que nem chegou a ser publicado.

“Presidente, o caso referido ainda há pouco pelo líder Omar Aziz, neste plenário, foi escandaloso. E mais, numa negociação com a Receita Federal, incluem-se matérias alheias à medida provisória para prejudicar centenas de milhares de empregos no polo industrial de Manaus”, afirmou Braga.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House