14/05/2015
Fontes vinculadas ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) vazaram na tarde de ontem a informação de que Isper passou a ocupar o topo da lista dos nomes preferenciais do ministro Armando Monteiro. Pesa na balança o fato de Isper ser um técnico de reconhecida competência e amigo pessoal do ministro.
Segundo as fontes, também pesa na decisão de Monteiro a boa reputação de Isper entre as correntes que disputam a ferro e fogo a Suframa. A equipe do CORREIO DO ZACA tentou contato telefônico com Isper até o início da noite de ontem, mas seus dois celulares não atenderam as chamadas.
Afirmam as fontes que Isper cai como uma luva no processo, posto que Eduardo Braga e Omar Aziz não se opõem a ele. Ao mesmo tempo, a escolha agrada a comunidade empresarial que defende um técnico no cargo de superintendente da Zona Franca de Manaus e que não aceitava o nome da ex-deputada federal Rebecca Garcia. Esta terá que se conformar com o comando do Basa no Estado do Amazonas.
MPF no meio do caminho
O ministro Armando Monteiro teria sérias dores de cabeça se impusesse Rebecca Garcia na Suframa. É que a ex-parlamentar está na mira do Ministério Público Federal (MPF) que vê “conflito de interesse” na questão, conforme inquérito civil público instaurado na segunda-feira (11).
O procurador da República Alexandre Jabur diz que o “conflito” é a condição de Rebecca como sócia de quatro empresas beneficiadas com incentivos fiscais da Suframa.
Segundo o inquérito do MPF, Rebecca é sócia das empresas GBR Componentes da Amazônia Ltda, com participação de 5%, cujos sócios e administradores são seus familiares até terceiro grau; JG Rodrigues & Cia. Ltda., com participação de 12%; Garcia Indústria Ltda., com participação de 2%, e Shenzhen Veículos Ltda., com participação de 20%.
Fonte: Portal do Zacarias