CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Instalação de nova unidade da Rota da Biodiversidade no Amazonas tem apoio de Ministério

  1. Principal
  2. Notícias

29/10/2019

Fonte: G1 AM

Nos dias 4 e 5 de novembro, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) realiza a 1ª Oficina de Planejamento Estratégico do Polo Manaus Amazônia da Rota da Biodiversidade. A dinâmica acontece na Escola Superior de Tecnologia (EST), na capital amazonense.

A iniciativa tem como objetivo promover o desenvolvimento regional e a inclusão produtiva por meio da estruturação da cadeia de produção da biodiversidade. Neste contexto, estão inseridas a manufatura de produtos como fitoterápicos, fitofármacos e biocosméticos, por exemplo.

Durante a oficina, será definida a abrangência territorial do Polo e elaborada uma carteira de projetos por meio da definição de intervenções prioritárias para a estruturação das atividades. Além disso, serão designados os responsáveis pela elaboração das propostas e os potenciais financiadores.

“A Rota da Biodiversidade busca o desenvolvimento de novos negócios e produtos, utilizando a biodiversidade brasileira para a indústria bioquímica e o fortalecimento da indústria de cosméticos, que já usam esses insumos como elemento para a produção. Nosso objetivo é fortalecer a cadeia de fornecimento de insumos para esse setor da economia”, destacou o coordenador-geral de Sistemas Produtivos e Inovativos da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU), Vitarque Coelho.

Já em atuação

Atualmente, a Rota da Biodiversidade já apoia os Arranjos Ecoprodutivos Locais (AEPLs) Murapuama e Juá-Caatinga. O primeiro abrange os municípios amazonenses de Manaquiri, Silves e Manaus. Já o segundo contempla cidades da Paraíba e de Pernambuco: Brejo da Madre de Deus (PE), Campina Grande (PB), Caruaru (PE), João Pessoa (PB), Nova Palmeira (PB), Recife (PE) e Santa Maria da Boavista (PE).

Rotas da Integração

O Programa Rotas de Integração Nacional atua com redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) que promovem inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, a partir da coordenação de ações coletivas e iniciativas de agência de fomento. Atuam de acordo com diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e são parte das estratégias do MDR para a inclusão produtiva e o desenvolvimento de regiões.

Atualmente, há nove tipos de Rotas em atuação no País: do Açaí; da Biodiversidade; do Cacau; do Cordeiro; da Economia Circular; do Leite; do Mel; do Peixe; e da Tecnologia da Informação. As unidades estão espalhadas pelas cinco regiões brasileiras.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House