CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Inpa apresenta produtos e frutas da Amazônia com potencial de mercado

  1. Principal
  2. Notícias

22/07/2013

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) apresentou, na sexta-feira (19), a produtores e empresários do setor de alimentos, os produtos e frutas da Amazônia que têm potencial de mercado.

A apresentação ocorreu durante o encontro 'Alimentos na Copa', promovido pela Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e tem o objetivo de preparar o setor local de alimentos para atender as demandas que serão geradas pela Copa do Mundo de 2014.

O coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, falou aos participantes sobre as pesquisas do Instituto que geraram produtos alimentícios com potencial econômico para a região.

De acordo com Bueno, frutas como camu-camu, cubiu, araçá-boi, pupunha eo mapati (fruta considerada a uva da Amazônia), possuem mercado. Ele destacou que o Inpa já tem produtos gerados a partir da pesquisa científica como a farinha de pupunha. “Possuímos 80 patentes das quais 30% são relacionadas a alimentos”, afirmou.

Bueno apresentou ainda uma tecnologia que consiste na criação de peixe (matrinxã) em canal de igarapé. Já o pesquisador do Inpa Nilson Carvalho falou dos produtos feitos após pesquisas com processamento do pescado como hamburger, quibe, panquecas e filé de peixe.

Para o pesquisador o evento ajuda a aproximar setor produtivo da pesquisa. Ele pediu maior participação do setor privado. “O setor privado precisa estar mais presente”, salientou.

Perspectivas


Para o consultor Moisés Leite Mota o encontro realizado pela UGP colabora para solução de problemas do setor de alimentos. “Antes havia uma lacuna entre a pesquisa e do setor produtivo. Esse tipo de evento colabora para uma aproximação”, ressaltou.

Segundo o coordenador da UGP Copa Manaus, Miguel Capobiango, produtos da Amazônia podem ser inseridos nos cardápios dos restaurantes para a copa.“Nossa ideia é apresentar e reapresentar esses pratos para que os empresários possam enxergar oportunidade de negócios e ver isso como inovação”, disse.

Fonte: Portal D24.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House