CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Inovação será debatida em conferência

  1. Principal
  2. Notícias

27/08/2018

Notícia publicada pelo Jornal Acrítica

Inovação, sustentabilidade e governança na Amazônia são os eixos centrais da 1ª Conferência Internacional de Gestão da Amazônia ou "Amazonian Management Symposium" (Amas) que acontece em Manaus nos próximos dias 29, 30 e 31 no Centro de Convenção Vasco Vasques, na Zona Centro-Oeste.

As inscrições estão abertas e todos os interessados podem participar. O encontro é organizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), juntamente com a Universidade de São Paulo (USP).

"Inovação é um tema mundial que vem ganhando cada vez mais importância e não teria sentido a Amazônia não se pautar pela inovação e renovação incluindo não só modelos de empresas, negócios, projetos, iniciativas em uma época tão turbulenta como a nossa. Sustentabilidade porque a Amazônia sempre foi o destaque nacional e mundial nesse tema dada a necessidade da preservação de todos os nichos que existem não só físicos como a mata, mas também as populações indígenas. E Governança, porque sem o mínima dela, não teremos condição de promover a integração entre aqueles atores citados", afirmou Roberto Sbragia, diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP.

Além da presença de pesquisadores locais e nacionais, participantes de
renomadas instituições americanas, latino-americanas, européias e asiáticas farão parte da conferência.
O intuito é debater novas perspectivas oferecendo alternativas políticas e práticas de modo que a região possa avançar em aspectos econômicos, sociais e ambientais.

"A ideia da tripla hélice é justamente juntar a universidade, a indústria e a sociedade como forma de procurar soluções para o futuro. Então, nós pretendemos discutir o tema não numa perspectiva somente dentro da universidade, mas fora dela", explicou o professor da Escola de Ciências Sociais da UEA, Paulo César Diniz.

O evento é fruto de um Doutorado Interinstitucional em administração entre a UEA e a USP. "A universidade pretende formar doutores para dar respostas ao Amazonas no âmbito da economia e inovação. Vinte e dois doutorandos pesquisaram instituições locais que tratam da temática socioambiental. Agora, como parte da avaliação, eles estão prestando contas à sociedade sobre a pesquisa que fizeram", completou.

Programação

A programação será dividida entre 3 painéis: Ciência, Tecnologia e Inovação; Sustentabilidade: Biodiversidade e Clima; e Governança, Políticas Públicas e Incentivos. O evento abre espaço para a divulgação de artigos que serão apresentados em diferentes salas.

Conferência abre portas para o que está acontecendo no mundo

As inscrições para a Conferência estão abertas e podem ser feitas pelo site: http://www.amasconference.com/inscricoes.

"O Amas é uma oportunidade ímpar para quem é da região, não somente pesquisadores, professores e alunos, mas principalmente
para o executivo local de empresas instaladas seja no Pólo Industrial ou no comércio.
Eles vão ter uma ideia geral do que está acontecendo no mundo e quais as respostas que a Amazônia pode dar", reforçou Diniz.

Ao final dos três dias de conferência será organizado e formatado uma agenda. "Nós teremos um painel de encer ramento com as conclusões do evento em prol do novo papel da Amazônia no Brasil para os próximos anos.

Esse é um papel que nós queremos discutir em função dos resultados dos painéis, todos os nossos painéis privilegiam uma visão futura que esteja no centro das atenções", concluiu Sbragia.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House