CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Inovação na indústria têxtil

  1. Principal
  2. Notícias

05/04/2021

Fonte: Acrítica | Dinheiro

Andrei Talison

A empresa amazonense BDS Confecções irá fazer o lançamento no mercado de novas máscaras faciais este mês. Fazendo parte de produtos estratégicos de defesa e aprovado pelo Ministério da Defesa, como conjunto antiviral e antibacteriano de proteção permanente, a empresa irá disponibilizar 400 mil unidades com dois modelos: Social e
Conforto.

Com uma das finalidades de criar um produto que inativa o vírusdaCOVID-19,omodeloque empresa está confeccionando será reutilizável e lavável. Tornando a primeira indústria de confecções no país a desenvolver esse produto com material emtecidoplano,osdoismodelos das máscaras possuem dupla camada de tecido com propriedades que inativam o vírus envelopado e bactérias de influenza, que é o vírus da gripe comum, Covid-19 e herpes.

DESENVOLVIMENTO

Bactérias e vírus são capazes de se aderir a superfícies têxteis, facilitando a contaminação cruzada e tornando os artigos têxteis veículos de contaminação desses microrganismos.
Segundo pesquisadores do mundo todo, o novo coronavírus pode permanecer em superfícies inanimadas por no mínimo dois dias em temperatura ambiente. Pensando nisso, a Rhodia desenvolveu no Brasil o Amnii® Vírus-Bac OFF, que é o fio têxtil de poliamida antiviral e antibacteriano com efeito permanente que faz partedacomposiçãodoproduto.
O agente antiviral presente na matriz polimérica do fio de poliamida Rhodia tem afinidade eletrônica com regiões de proteínas da estrutura externa do vírus, impedindo a hospedagem em células humanas, bloqueando a contaminação.

Além disso, o agente antiviral atua no rompimento do envelope lipídico (gordura) dos vírus en Divulgação/BDS destaque Existemvários tiposde máscaras. Algumas delas são utilizadas paraproteção respiratóriado trabalhador diantede possíveis contaminações quepodem provocar danosàsaúde, como os respiradores para trabalhadores naconstrução civileos respiradores do tipo N95, quesão utilizados por profissionais de saúde. Máscaras produzidas por empresa amazonense tem funções de eliminar as bactérias e inativar vírus velopados, quando este rompimento acontece, o material genético do vírus é exposto e o vírus inativado, impedindo assim a sua replicação, em outras palavras o vírus perde a sua capacidade de atuação (contaminação).

A máscara com a tecnologia da poliamida RHODIA do Amnii® Vírus-Bac OFF tem vários benefícios para o consumidor, pontuados em 3 tópicos: Antiviral + Antibacteriano, tecnologia Matriz Polimérica da Poliamida e os benefícios da Amini.

Além dessas características, a máscara terá as funções de eliminar as bactérias, inativar o vírus da sua superfície, bloquear a contaminação, aumentar a sensação de frescor e conforto, prolongação da vida útil do tecido. Vendas já iniciaram na loja A eficácia do fio de poliamida Amni® Virus-Bac OFF foi comprovada por laboratório independente, seguindo os protocolos têxteis internacionais contidos na norma ISO 18184 (Determination of Antiviral Activity of Textile Products).

Além de antiviral, a poliamida Amni® Virus-Bac OFF também tem ação antibacteriana comprovada, de acordo as normas têxteis internacionais AATCC100. Estão à venda para os clientes de Manaus na Loja de Fábrica na EstradadaPontaNegra, 2960, São Jorge.

Também disponíveis para atendimento dos clientes corporativos com os Consultores de negócios da BDS em Manaus e fora de Manaus. Em breve também estará disponível para comércio eletrônico. Para entregas é só contatar pelo Instagram @bdsconfec e solicitar ­ a compra também pode ser feita por Pix pelo WhatsApp 36717521; nos próximos dias haverá um link para a compra virtual disponibilizado nas páginas oficiais da BDS, pois a demanda está muito grande no varejo presencial.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House