CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Infraero: movimento de carga caiu 16% no Eduardo Gomes

  1. Principal
  2. Notícias

01/09/2015

A movimentação de mercadorias no no Terminal de Logística de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes caiu 16%, no período de janeiro a julho de 2015, comparado ao mesmo período de 2014. Os dados constam em um relatório mensal divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que justifica com a crise econômica os resultados negativos no ano.

Em números absolutos, o aeroporto de Manaus movimentou 73,7 mil toneladas, até julho de 2015,14,2 mil toneladas a menos do que no mesmo período do ano passado. O Teca é responsável por 39% de todas as cargas processadas nos aeroportos da Infraero no País, sendo o primeiro do ranking brasileiro em tonelagem.

A Infraero atribuiu o saldo negativo deste ano ao momento economicamente difícil que o País enfrenta "Dentre as razões, pode-se destacar a conjuntura econômica por qual atravessa o Brasil, com reflexos em todos os Estados brasileiros, principalmente naqueles que têm atividades industriais, como é o caso do Amazonas com o Polo Industrial de Manaus (PIM)", justificou a empresa pública.

O boletim com os dados também mostra que houve uma queda de 23,29% nas cargas importadas de outros países: foram 17,3 mil toneladas, contra 22,5 mil toneladas, entre janeiro e julho do ano passado. As exportações tiveram uma retração. De janeiro a julho do ano passado, foram 2,9 mil toneladas. Neste ano, foram 1,6 mil toneladas. As cargas nacionais processadas pela Infraero somaram 54,7 mil toneladas, em 2015. Demissões Na avaliação do secretário executivo do Sindicato das Empresas de Agenciamento das Cargas e Logística do Transporte Aéreo e Rodoviário do Amazonas (Setcam), Raimundo Augusto Neto, com o País em recessão, todas as modalidades do segmento de transporte registraram queda, o que já resultou na demissão de 1,5 mil funcionários.

"A queda realmente aconteceu e não se tem uma perspectiva de melhoria durante esse ano e até o ano que vem. Na movimentação de cargas no aeroporto, a queda se manifestou com muita propriedade nas mercadorias de medicamentos, de vestuário e maquiagem. Há, ainda, uma expectativa que esse cenário afete as importações do comércio para o Natal, se a economia não reagir ", ressaltou Augusto Neto. Dentre os produtos exportados,em sua maioria pelas fábricas do PIM, o porta-voz do Setcam afirma que os segmentos que mais reduziram a utilização do modal aéreo foram os de celulares, relógios e joias, nichos que mais usam esse tipo de transporte 150 mil toneladas de insumos é a média de carga processada no Teca  e Manaus,por ano, entre todas as operações nacionais e internacionais.

Fonte: Diário do Amazonas

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House