CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Indústrias antecipam produção de televisores para o Natal

  1. Principal
  2. Notícias

15/07/2013

Com a chegada do segundo semestre, as fabricantes de televisores do Polo Industrial de Manaus (PIM), anteciparam os planos de produção e iniciaram os preparativos para atender a demanda de dezembro. A projeção é aumentar a produção e vendas em 6%, enquanto que o faturamento atingirá 17% até o fim do ano.

Um dos motivos para a aceleração são os resultados alcançados pelo segmento nos primeiros cinco meses do ano. De acordo com pesquisa da Gfk, a venda de televisores de tela fina - plasma, LCD e Led –, cresceu 8,9% entre janeiro e maio de 2013.

Dentro do incremento nas vendas, o percentual de migração de telas menores (até 32 polegadas) para telas maiores (acima de 47 polegadas) avançou 13%. Apenas em maio, as fabricantes anotaram expansão de 12% no faturamento em função do Dia das Mães.

Animada com o resultado do acumulado e das vendas da Copa das Confederações, a LG Eletronics Do Brasil, que possui 28,8% de fatia do mercado no país, espera alcançar os mesmos resultados projetados para o setor – em torno de 17% a mais em faturamento na comparação com o ano passado.

Segundo a gerente de marketing de Home Entertainment da fábrica, Fernanda Summa, a produção para o Natal começou em julho e deve acelerar até outubro para atender aos pedidos de clientes.

Já a fabricação de TVs para a Copa do Mundo está marcada para primeiro trimestre do próximo ano com expectativa do início das vendas para abril de 2014.

Sem detalhar números de unidades a serem produzidas, a gerente adiantou que o foco será nos televisores de tela grande. “O mercado está aquecido. Estimamos que 60% de tudo o que vamos produzir e vender seja composto por telas a partir de 47 polegadas, em especial as Smart TVs, aparelhos que permitem conectividade com a internet”, destaca.

Segundo Fernanda, a aposta se baseia no custo benefício para o consumidor, uma vez que uma TV de 32 polegadas vale cerca de R$ 1.450 e uma ‘Smart’ pode ser encontrada a partir de R$ 1,6 mil. “Foi por essa diferença de R$ 150 e pela superioridade de qualidade de imagem que escolhemos este caminho”, acrescenta, sem detalhar investimento na fábrica e números de contratação de funcionários.

A Sony também apostará nas Smart TVs e nos grandes televisores como os de 55 polegadas. “O mercado de televisores ainda tem 80% de espaço para crescer devido ao grande número de brasileiros que ainda possuem TVs de tubo. Além da Copa do mundo do próximo ano, a aposta da empresa é que os consumidores troquem seus aparelhos até 2014”, destaca o gerente de Comunicação e Marketing da Sony, Luciano Bottura.

Conforme ele, a companhia calcula que entre setembro e o Mundial de 2014, a produção dos fabricantes de TV cresça 50%. “Do orçamento da empresa, R$ 500 milhões foram destinados desde o ano passado para investimentos visando a Copa”, revela.

Ele acrescenta que o planejamento para a produção para Natal e Copa deve acelerar em setembro no primeiro caso e início de 2014 no segundo.

Fonte: Amazonas Em Tempo

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House