30/07/2013
Indústrias ameaçaram sair do país por causa do custo da energia
A redução no custo da energia elétrica para todos os consumidores aconteceu também em função da pressão de setores da indústria. De acordo com Edison Lobão, ministro de Minas e Energia, algumas indústrias – que ele preferiu não citar –ameaçaram produzir fora do país caso a energia não baixasse.
“Sobretudo as indústrias intensivamente consumidoras de energia, alegavam que esse era um custo muito alto. Elas queriam ir sobretudo para os Estados Unidos, por causa do shale gas [gás de xisto], que é muito barato. Tomamos então a decisão de fazer a redução, mas respeitando a legislação vigente”, disse hoje em São Paulo durante almoço realizado pelo Grupo Lide.
Lobão citou que a redução não feriu nenhum contrato vigente, “tanto que houve alternativa de entrar ou não na redução, que foi condicionada à renovação das concessões”. O ministro citou os casos da paulista Chesf e da mineira Cemig, que ficaram de fora do acordo com o governo.
“A hidrelétrica de 3 Irmãos, em São Paulo acabou a concessão e está voltando para as mãos do governo federal, que vai leiloá-la novamente. Tudo que tem sido possível fazer pelo governo para que as concessionárias não tenham problemas financeiros estamos fazendo”, afirmou.
Fonte: Valor Econômico
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.
Zona Franca de Manaus Impactos, Efetividade e Oportunidades – FGV
Estudo sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e avaliação da evolução e efetividade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Trabalho realizado pelo grupo de trabalho “GT-Pós Pandemia Amazonas”, criado para pensar soluções inovadoras para o Estado do Amazonas, de modo sustentável, alinhado à criação de valor e melhoria na qualidade de vida da população da região....