20/04/2023
Empresa associada ao CIEAM especializada na produção de papel, caixas e embalagens a PCE Embalagens recebeu a visita dos presidentes do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM), do Conselho Superior, Luiz Augusto Rocha e do presidente-executivo, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, que realizaram uma visita às instalações da indústria de embalagens localizada na Avenida Autaz Mirim, 2645 - Armando Mendes.
A visita técnica é uma agenda permanente da gestão da entidade, que vai in loco conhecer os processos e as boas práticas desenvolvidas por suas centenas de associadas, empresas do segmento industrial instalado no Polo Industrial de Manaus que participam e seguem os critérios para fazer parte da Zona Franca de Manaus, modelo de sucesso de desenvolvimento regional. A agenda foi realizada no último dia 06 de abril.
As visitas são uma necessidade contínua, como explica o presidente do Conselho do CIEAM. “Nós sabemos que existimos, porém precisamos nos conhecer melhor e nos visitar, estar cada vez mais próximos e comprometidos em disseminar as boas práticas desenvolvidas pelas indústrias, além de reunir conhecimentos práticos como argumento de nossos legítimos interesses”, destacou o presidente Luiz Augusto.
Fundada pelo visionário empreendedor Dr. Isaac Sverner ao final dos anos 90 num contexto em que a preocupação com responsabilidade socioambiental começava a despontar em todo o mercado consumidor. A criação da PCE foi a oportunidade de levar esses valores adiante, investindo na criação de uma indústria de papel, chapas e caixas de embalagens, utilizando matéria-prima reciclável. Atualmente a empresa conta com um quadro de mais de 700 funcionários.
100% de reaproveitamento de sobras
Na PCE, a premissa principal é o reaproveitamento de 100% de sobras dos processos produtivos, que retornam como insumos. Além disso, a empresa pratica a coleta seletiva, reduzindo os resíduos gerados não recicláveis e minimizando os impactos ambientais. Nas caldeiras não são utilizados óleos BPF, evitando a emissão de gases poluentes na atmosfera, que contribuiriam para o agravamento do efeito estufa, nessa matriz energética utilizamos gás natural da CIGAS.
A responsabilidade social está conectada com a razão de ser da PCE. “Todas as nossas ações na área social são voltadas para a construção de um mundo melhor com ações nas áreas de saúde, esporte, cultura e fomento à educação, por meio de voluntariado de colaboradores e entre os grupos de voluntários estão diversos familiares, que atuam em aplicação de programas para a comunidade local”, diz Mário Estravate, diretor industrial da PCE.
Comunidade
Apoiando o trabalho de catadores de papéis e cooperativas, a PCE retira mais 3 mil toneladas por mês de papel das ruas. Todo esse montante é reciclado e transformado em embalagens com destaque para o trabalho dos catadores, que são os principais responsáveis pelo sucesso da coleta seletiva e o elo mais forte da cadeia junto à PCE.
Saiba mais: http://www.pceembalagens.com.br/
Fonte: Comunicação CIEAM
Texto e Fotos: Fabíola Abess
imprensa@cieam.org.br