24/07/2013
Indústria retoma contratações no Amazonas em junho
O número de trabalhadores empregados no Amazonas apresentou leve expansão em junho deste ano, de 0,52%, na comparação com maio, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O destaque foi para a indústria, que fechou o mês com saldo positivo de 1.667 novas vagas.
Apesar do bom resultado, o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, está cauteloso, pois há incertezas, como a reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que paira sobre o sucesso do modelo.
“Ainda existem algumas incertezas que fogem do domínio do empresariado, como a variação cambial, a concorrência com os importados e a insegurança jurídica que a reforma do ICMS está causando. São situações que deixam o investidor um pouco apreensivo e isso ainda pode ter reflexos na produção e nas contratações”, avalia.
De acordo com o empresário, as contratações foram impulsionadas pelo aumento da produção nos setores de eletroeletrônicos e de motocicletas de alta cilindrada. Segundo o Caged, a indústria de componentes elétricos, que fornece para as fabricantes de eletroeletrônicos, teve saldo positivo de 1.014 postos e o Pólo de Duas Rodas fechou o mês com 174 novas vagas.
A construção civil também apresentou resultado positivo em junho, com saldo de 216 novos postos de trabalho.
Entre os setores que tiveram resultado negativo estão o comércio, que apresentou saldo de menos 69 vagas, e a agropecuária, com saldo negativo de 18 postos celetistas.
A geração de empregos do mês passado superou em 45% os números registrados no mesmo mês de 2012. Considerando os últimos 12 meses, o nível de trabalho no Estado já é 2,8% maior que o registrado no ano anterior, com saldo total de 12.809 novas vagas.
Entre os 11 municípios com mais de 30 mil habitantes acompanhados pelo Caged, seis apresentaram saldo negativo, entre eles, Parintins, com resultado de menos 183 vagas, e cinco tiveram resultado positivo, com destaque para Tefé, que teve incremento de 86 postos de trabalho.
País registra leve alta na oferta de vagas
Em junho foram gerados no Brasil 123.836 novos empregos com carteira assinada, um crescimento de 0,31% no estoque, na comparação com maio.
Nos primeiros seis meses deste ano, o saldo de empregos do País, resultado do número de admissões decrescido dos desligamentos do período, chegou a 826.168 postos de trabalho, um crescimento de 2,09% em relação ao mesmo período de 2012. Nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 2,58%.
Para o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, o resultado do mês mantém a tendência de crescimento do emprego no País.
Fonte: Portal D24.com
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.
Zona Franca de Manaus Impactos, Efetividade e Oportunidades – FGV
Estudo sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e avaliação da evolução e efetividade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Trabalho realizado pelo grupo de trabalho “GT-Pós Pandemia Amazonas”, criado para pensar soluções inovadoras para o Estado do Amazonas, de modo sustentável, alinhado à criação de valor e melhoria na qualidade de vida da população da região....