CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Indústria naval amazonense em exposição

  1. Principal
  2. Notícias

12/08/2014

As oportunidades de negócios na indústria naval do Amazonas serão apresentadas na 11ª Navalshore Marintec South America - Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, que acontece no período de 12 a 14 de agosto, no Centro de Convenções Sulamerica, no Rio de Janeiro. Um dos principais eventos do setor na América Latina, a feira terá mais de 11 mil m² de exposição, 12 pavilhões internacionais, 380 marcas e 17 países participantes. Além de reunir as principais companhias da indústria naval, o evento traz este ano um programa inédito de palestras, lança o Espaço Inovação e retoma as rodadas de negócios.

A Marintec South America - Navalshore é o ponto de encontro da indústria naval e offshore que reúne: armadores, estaleiros, fabricantes e fornecedores, nacionais e internacionais em um só espaço. É o único evento anual que tem como público de visitantes tomadores de decisão do mercado em busca de novos negócios, fornecedores, tecnologia, e melhores práticas.

Participação amazonense

O governo do Amazonas, por meio da Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e SEMGRH (Secretaria de Estado de Mineração e Recursos Hídricos e Minerais), em parceria com a Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus) participará do evento apresentando os atrativos da indústria naval local, que emprega atualmente cerca de 12 mil pessoas, sendo o terceiro maior gerador de vagas do país, neste segmento. O Amazonas conta atualmente com cerca de 37 estaleiros de pequeno porte e uma frota regional estimada em 50 mil embarcações.

A indústria naval brasileira cresce 19,5% ao ano desde 2000 e os investimentos no setor já atingem cerca de R$ 149,5 bilhões. Os dados integram os estudos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. O Amazonas, na avaliação dos especialistas do setor tem ótimas perspectivas de ampliar sua participação nesse bolo, a partir da melhoria logística e investimentos na qualificação de pessoal.

O governo do Estado vai destacar na exposição a segurança jurídica e o ambiente propício para bons negócios no mercado local proporcionados por uma moderna política de incentivos fiscais que vem mantendo o Amazonas como um destino preferencial para novos investimentos.

A Suframa apresentará em um estande de 40m², no corredor principal do evento, os detalhes do modelo de desenvolvimento que leva benefícios socioeconômicos não apenas para a região da Amazônia Ocidental, mas para todo o país. No espaço, empresários da região terão a oportunidade de expor as potencialidades da indústria naval local, e assim buscar novos parceiros comerciais.

Programação

O secretário executivo de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Ronney César Peixoto, fará palestra no primeiro dia do evento, nesta terça-feira (12), abordando o tema “A Indústria Naval do Amazonas e Os Incentivos Fiscais na Zona Franca de Manaus”, às 14h, com a participação de Leonardo Perdiz da Costa, administrador na Coordenação de Estudos Econômicos – Suframa.

Mais internacional

O evento vem ampliando a participação de marcas internacionais a cada edição, em 2013 o evento fechou com 11 pavilhões internacionais, para 2014 o evento já conta com 13 pavilhões que trarão ao evento a tecnologia, as melhores práticas e soluções em produtos e serviços essenciais para o desenvolvimento da cadeia nacional.

Esse aspecto comprova que o evento ultrapassou as barreiras regionalistas e se transformou no ponto de encontro do setor na América do Sul, reunindo os principais players internacionais e nacionais em um só lugar, destaca o conselheiro da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos) César Prata. "É uma feira que ganhou principalmente o âmbito internacional, já não é uma feira local, ela não trata aqui apenas dos fabricantes locais. Os tentáculos que essa administração tem fora do país, trouxeram fabricantes de lugares que nunca estiveram aqui presentes no nosso mercado".

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House