
26/08/2025
Entidade destacou desafios do setor produtivo e reforçou seu protagonismo na construção de soluções conjuntas com governo e academia.
O Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) esteve presente na Aula Inaugural do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), realizada nesta segunda-feira (25/08).
Representando pela Coordenadora da Comissão CIEAM de Desenvolvimento e Inovação e Diretora da Tutiplast, empresa associada à entidade, Mariana Barrella, que levou reflexões pertinentes sobre as dores e desafios enfrentados pelo setor produtivo, destacando a importância de aproximar universidade, governo e indústria na construção de soluções conjuntas.
“Nós precisamos de um conjunto de ferramentas muito amplo, para conseguirmos minimizar os impactos dessas questões que são maiores que nós. O curso traz mais ferramentas que, por meio do conhecimento adquirido pelos mestrandos, nos ajudarão a minimizar as dores e os desafios enfrentados pelo setor produtivo”, afirmou Mariana
O evento também contou com a participação do Secretário Jeibe Medeiros, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI), que ressaltou o papel do governo no fortalecimento da bioeconomia e do avanço tecnológico como pilares para o desenvolvimento do Amazonas. Já o Gerente de Novos Negócios da Tuyiplast, Fábio Calderaro, trouxe importantes contribuições ao debate, somando-se às reflexões sobre inovação e futuro produtivo.
Mais do que o início de uma jornada acadêmica, a Aula Inaugural abriu espaço de diálogo entre o CIEAM e os mestrandos, articulando conhecimentos e parcerias para enfrentar desafios históricos e construir novos caminhos para o desenvolvimento do estado.
A presença do CIEAM reafirma o compromisso da entidade em abrir espaços de debate qualificado, aproximando universidade e governo das demandas concretas da indústria, de forma a buscar soluções que impulsionem a competitividade e a sustentabilidade da região.