CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Indústria estima que 60% dos trabalhadores do PIM já foram vacinados

  1. Principal
  2. Notícias

19/08/2021

Priscila Caldas

Entidades representativas da indústria estimam que cerca de 60% dos trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM) já foram imunizados com pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19, até o momento. A adesão ao esquema vacinal, somada à adoção de protocolos rígidos de prevenção à contaminação pelo vírus, tem contribuído, segundo os empresários, para a continuidade da produção e com o atendimento à demanda do mercado.

Segundo o presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, a adoção de medidas preventivas ao vírus viabilizou a sequência dos trabalhos nas linhas de produção com segurança ao trabalhador.

Entre as ações preventivas implementadas pelas fabricantes, o empresário citou: aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, acompanhamento dos funcionários às unidades fabris no acesso aos refeitórios, aos veículos que realizam o transporte dos colaboradores, estabelecimento de distanciamento entre os colaboradores, utilização de máscara facial, entre outras.

“As empresas também estão facilitando para que os funcionários tenham acesso à vacina. Estimamos que aproximadamente 60% dos funcionários do distrito industrial tenham tomado pelo menos a primeira dose da vacina. Os cuidados continuam”, disse Périco.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, informou que em algumas empresas os protocolos preventivos têm recebido melhorias. O resultado, segundo ele, é a segurança à saúde do trabalhador e simultaneamente o alcance aos índices programados pela produção.

“Desde o início da pandemia as empresas continuam com o seus protocolos preventivos, algumas até com melhorias na aplicação das medidas. As ações desenvolvidas procuraram dar uma segurança maior ao colaborador dentro do ambiente de trabalho, nas linhas de produção, para a efetiva continuidade da programação de produtividade de cada empresa”, disse.

Vacinação deverá ser critério para contratações

De acordo com o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, em algumas empresas mais de 70% dos funcionários já receberam pelo menos a primeira dose da vacina. Ele informa que o cumprimento de critérios preventivos, além da exigência do comprovante de vacinação, começa a ser exigido por algumas empresas até mesmo para os visitantes.

O comprovante de vacinação poderá ser exigido, também, segundo ele, para contratações no PIM. O empresário ressalta que não se trata de uma condição, mas de uma recomendação por parte das indústrias.

“A apresentação do comprovante de vacinação começa a ser recomendada pelas indústrias. Não é uma condição, exigência. Mas deverá ser um critério para a admissão ou não. Há empresas que já adotam a recomendação nos procedimentos, nas condutas”.

Fonte: Real Time 1

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House