CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Indústria do Amazonas segue em transformação

  1. Principal
  2. Notícias

25/05/2021

Antonio Silva

Presidente da FIEAM

E-mail: presidencia@fieam.org.br

Em 1957, por decreto do Presidente Juscelino Kubitschek, foi instituído 25 de maio como o dia da indústria, em homenagem ao empresário Roberto Simonsen, falecido em 25 de maio de 1948 e agraciado com o título de Patrono da Indústria Nacional.

Homem culto, membro da Academia Brasileira de Letras, formado em engenharia, que se consagrou como industrial, administrador, professor, historiador e político.

Responsável pela consolidação do parque industrial brasileiro na década de 1930, Simonsen, nos anos 1938 a 1945 quando o mundo sofria os percalços da
Segunda Guerra Mundial, foi peça fundamental para que o Brasil desse início a industrialização de produtos até então importados.

No Amazonas, todos os anos, a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) comemora este dia e hoje não seria diferente. Pilar da economia do nosso Estado, a indústria local se destaca pela contínua transformação da cadeia produtiva, principalmente nos setores eletroeletrônicos, informática e duas rodas, bem como na construção de novas matrizes de produção.

Nos idos de 1887 a indústria, com um sistema ainda rudimentar, dava seus primeiros passos no Amazonas, o chamado "ciclo da borracha", porém a primeira iniciativa formal foi a fundação da Fábrica de Gelo Cristal em 1905, do grupo Miranda Corrêa & Cia., que em 1912 inaugurou a Fábrica de Cerveja Amazonense que produzia a cerveja em garrafa XPTO e o chope.

Com o beneficiamento de produtos extrativistas e a produção de bens de consumo, o segmento industrial fundou em 3 de agosto de 1960 a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), sediada provisoriamente na Associação Comercial do
Amazonas (ACA). A FIEAM é composta por 27 sindicatos patronais que representam os setores industriais do Amazonas e atua na defesa dos interesses da indústria, liderando o Sistema FIEAM, constituído pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que atuam como elo entre os centros de conhecimento educacional e o mercado de trabalho gerado pela indústria.
A entidade é o mais importante fórum de debate dos assuntos de interesse da indústria amazonense e do desenvolvimento social e econômico do Estado.

Festejamos o dia da indústria, destacando seus resultados em exportações: em 2020 totalizaram US$ 754 milhões, tornando o Amazonas o 15° colocado em exportações industriais no Brasil, sendo Alimentos o subsetor mais importante, responsável por 21,86% do total.

O Amazonas alcançou percentual de 0,8% das exportações brasileiras de produtos industrializados. A indústria contribui com 95,8% das exportações efetuadas pelo estado, e os produtos manufaturados representam 75,4% do total das exportações. A nossa indústria, apesar de todas as dificuldades, festeja o dia com esperança num futuro de oportunidades em inovação e investimentos.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House