CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Indústria do Amazonas e bancada parlamentar do Norte prestam homenagem ao secretário da Receita Federal por ações na vazante de 2024

  1. Principal
  2. Notícias

06/08/2025


  • Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, foi o responsável pela criação e autorização da aduana móvel no porto flutuante em Itacoatiara.
  • Ação federal permitiu a entrada de insumos e saídas de produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus na seca histórica de 2024
  • Presidente do CIEAM, Luiz Augusto Rocha, destacou o papel da Receita Federal em atender o setor produtivo do estado do Amazonas
  • O Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM), por meio de seus dirigentes e conselheiros, participaram do jantar de homenagem ao Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Sakiyama Barreirinhas, oferecido pela bancada parlamentar da Região Norte, sob a coordenação do Deputado Federal Sidney Leite (PSD-AM).


    O evento, realizado em Brasília, na noite desta terça-feira (5/8), foi um reconhecimento público à atuação crucial e inovadora do secretário e de toda a equipe da Receita Federal, no Amazonas, na defesa da economia e da população amazônica.

    Durante os períodos da grave estiagem e vazantes na Amazônia, a liderança de Barreirinhas à frente da Receita Federal foi fundamental para garantir o acesso de comunidades isoladas, a políticas públicas, assegurar o funcionamento da cadeia produtiva e adaptar o sistema tributário às urgências da realidade amazônica.

    Em sua manifestação, o presidente do Conselho Superior do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM), Luiz Augusto Barreto Rocha, expressou profunda gratidão.

    Ele elogiou o trabalho realizado pela Receita Federal, que compreendeu as peculiaridades da nossa região. O presidente enfatizou que o reconhecimento das particularidades da indústria da Amazônia foi crucial para viabilizar as condições especiais que possibilitaram a liberação das mercadorias, um feito que não teria sido possível sem essa compreensão.


    “Tenho dito que nós somos pródigos na crítica e miserável nos elogios. Nessa homenagem merecida, temos condições de fazer o reconhecimento ao secretário Robinson Barreirinhas e toda a Receita Federal porque as condições especiais possibilitaram a liberação das mercadorias. E isso foi realizado porque as peculiaridades da indústria da Amazônia foram reconhecidas. Então, é uma noite de agradecer ao secretário da Receita Federal e a toda a equipe de servidores que tem feito um trabalho extraordinário na nossa região. Muito obrigado ao secretário”, disse o presidente do CIEAM.

    Dificuldades logísticas

    O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM), coordenador da Bancada do Norte, ressaltou a importância da homenagem, lembrando os momentos críticos de 2023 e 2024, quando a vazante extrema gerou grandes dificuldades logísticas para as empresas do Polo Industrial de Manaus.

    “A Receita Federal, sob a liderança de Barreirinhas, não faltou conosco, agindo de forma decisiva para evitar o desabastecimento do Polo Industrial de Manaus e dos estados de sua abrangência”, declarou.

    O deputado sublinhou que a atuação da Receita Federal, que operou inclusive com um porto improvisado em Itacoatiara por 24 horas, foi vital para o crescimento no faturamento e na ocupação de mão de obra em 2023 e 2024, mesmo diante da estiagem.

    Leite fez questão de destacar que Barreirinhas não permitiu que nenhuma empresa parasse no polo industrial por falta de insumos, mesmo durante operações mais lentas devido a greves. Ele elogiou capacidade do diálogo, da compreensão do secretário, que contribuiu para recordes de arrecadação, e reiterou que o Amazonas, via Zona Franca de Manaus, representa mais da metade da receita tributária de todo o Norte do Brasil.

    Direitos básicos

    Emocionado, o secretário Robinson Barreirinhas destacou a situação da vazante, dos últimos dois anos no Amazonas e toda a região Norte, que gerou problemas de acesso a direitos básicos para a população, como falta de combustível e energia.


    Ele compartilhou o mérito da solução com os servidores da Receita Federal e os parlamentares. Barreirinhas revelou a aduana flutuante como uma solução muito criativa e inédita:

    “Nós movermos a aduana. Em vez de esperarmos o navio chegar até o porto, nós criamos a aduana flutuante e deslocamos a aduana para antes da chegada em Manaus. Essa novação resultou em um aumento de mais de três vezes no volume de chegada de mercadorias em 2024 comparado à queda de 2023”, disse Robinson Barreirinhas.

    Presenças notáveis

    O evento contou com a presença de diversos parlamentares da Região Norte, destacando os deputados federais Sidney Leite (PSD-AM) e Pauderney Avelino. Além de membros da Secretaria Especial da Receita Federal, diretores e conselheiros do CIEAM e representantes de institucionais e do setor produtivo, incluindo: Luiz Augusto Barreto Rocha (presidente do Conselho Superior do CIEAM), Lúcio Flávio de Oliveira (presidente executivo do CIEAM), os conselheiros Jeanete Portela, Márcio Streng, Celiomar Gomes (comissão de Comércio Exterior) e ainda dirigentes da Abraciclo, ABIR, Moto Honda, Coca-Cola e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

    A homenagem ao secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, reafirmou a importância do diálogo e da compreensão mútua entre o poder público e o setor produtivo para superar os desafios regionais e impulsionar o desenvolvimento da Amazônia.

    Coluna do CIEAM Ver todos

    Estudos Ver todos os estudos

    Diálogos Amazônicos Ver todos

    CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

    Opera House