17/10/2014
O deputado federal Pauderney Avelino, responsável pela emenda à MP 651/2014 que garante o benefício, esteve nesta quinta-feira (16), na Neotec, empresa que produz pneus a partir da extração do látex da seringueira, levando a notícia da garantia dos incentivos que poderão impulsionar ainda mais a produção.
“É uma importante conquista para a indústria local, pois mexe com toda a cadeia produtiva, desde a matéria-prima encontrada no Amazonas, até o produto final produzido aqui na Zona Franca. E resgatamos uma cadeia produtiva que estava praticamente esquecida”, declarou Pauderney.
Segundo o diretor-presidente da Neotec, Auro Levorin, a empresa teve crescimento de 55% desde que foi instalada na Zona Franca, o que fez com que necessitasse de mais borracha natural, aumentando o número de famílias beneficiadas pelo extrativismo de maneira sustentável.
“Conquistamos a isonomia tributária necessária para competir com produtos chineses e poderemos ampliar o número de famílias beneficiadas com o modelo de produção através do extrativismo natural da Amazônia”, afirma Levorin.
Atualmente, mais de 12 municípios do Amazonas possuem famílias cadastradas através da parceria firmada com a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que criou cooperativas extratoras de borracha natural.
Sua colheita tem a destinação confirmada para o processamento e utilização pela Indústria de pneus e câmaras de ar instalada na Zona Franca de Manaus.
Fonte: Amazonas Em Tempo