CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Indústria busca alinhamento com bancada federal para defesa da Zona Franca

  1. Principal
  2. Notícias

09/01/2023

Manaus (AM) – Representantes de quatro entidades da Indústria, realizaram um encontro com o deputado federal eleito nas últimas eleições, Amom Mandel (Cidadania), como forma de aproximar e abrir o diálogo para suporte nas pautas da Indústria que serão discutidas no Congresso Nacional a partir deste ano.

A reunião aconteceu ontem (5), e Luiz Augusto Barreto Rocha, presidente do Conselho Superior do CIEAM, resumiu para o deputado Amom a atuação de cada entidade e apresentou as lideranças presentes o presidente-executivo do CIEAM, Lúcio Flávio Morais de Oliveira, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), Jorge Nascimento Júnior; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo e o relações institucionais da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), Anderson Chaves.

“É importante pontuar a questão das diferenças, o CIEAM é uma entidade com atuação direta com as indústrias instaladas em Manaus. A Eletros já representa tanto os locais como as que estão fora. No caso da ABRACICLO, é a representação de um setor produtivo específico, mas, nossos interesses estão muito alinhados”, disse o empresário Luiz Augusto Barreto Rocha.

Alinhamento

O deputado federal Amom, colocou-se à disposição para manter o diálogo com as entidades. “Posso ouvir cada um de vocês ou levar alguém da minha equipe para entender cada questão que vocês considerarem maléficas para a indústria tanto aqui em Manaus quanto em Brasília”.

O vice-presidente da Fieam, que também é presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Manaus (Simmmem), Nelson Azevedo, destacou a força que a bancada amazonense tem em suas articulações e a necessidade da bancada continuar o diálogo com as entidades da Indústria pela defesa do modelo para somar forças. “Eu falo que nós temos que nos filiar num partido chamado Amazonas cujo candidato tem um único nome, Zona Franca de Manaus, parece que nós somos o mal e as pessoas que falam mal da gente são pessoas que não vem aqui, você é uma pessoa séria, preparada, tenho orgulho de ter você lá”, disse Azevedo.

Jorge Júnior, presidente-executivo da Eletros, falou da entidade nacional que representa as principais fabricantes de Eletroeletrônicos no país, com associados no Amazonas e da discussão das novas matrizes econômicas. “A Eletros tem uma pauta nacional, mas tem associados na Zona Franca de Manaus, Matriz leva pelo menos uns 20 anos para se desenvolver, o grande problema destes programas é que elas são programas de governo e não de Estado, 3° Ciclo, Zona Franca Verde e a Matriz Econômica Ambiental”, afirmou.

A Abraciclo, entidade nacional representada pelo relações institucionais Anderson Chaves reforçou o trabalho das entidades pela segurança do modelo ZFM e da geração de empregos na região, que é responsável pela manutenção de 97% da floresta em pé, “98% da fabricação do polo de duas rodas no Brasil está em Manaus, nossas principais pautas são a nacionalização dos componentes e a segurança dos nossos produtos”, destacou.

A reunião foi a terceira realizada com membros da atual bancada para debater assuntos em curso que afetam diretamente o modelo Zona Franca de Manaus. Em outra ocasião, ainda no ano passado, o presidente do Conselho do CIEAM foi a Brasília para agenda com representantes do novo governo e os deputados federais José Ricardo e Sidney Leite, o encontro foi encerrado com trocas de contatos e o convite permanente para o diálogo na capital federal.

Fonte: emtempo

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House