
14/05/2021
Fonte: Mundo do Marketing
Claudio Martins
Muito se vem falando sobre a Indústria 4.0 nos últimos anos e sua possibilidade de trazer inúmeras vantagens competitivas para o setor no Brasil. Embora seja encarada como um paradigma tecnológico, a implantação da Indústria 4.0 depende de pessoas - são elas que, de fato, pilotarão esse novo momento da produção.
E quem chama atenção para esse detalhe é Tamires Almeida, especialista em produtos da Omron Brasil, convidada do MBM Talks, programa produzido pela MBM Solutions e focado na promoção das boas práticas na indústria. A profissional aponta que a Transformação Digital é um processo inevitável e mais do que a compra de insumos tecnológicos, a transição para a Indústria 4.0 é uma mudança de cultura.
Neste sentido, a aderência dos colaboradores é fundamental. “Ao contrário do que se pensa, a Indústria 4.0 não causará demissões em massa, mas sim uma realocação de talentos. E isso gerará oportunidade e especializações neste novo cenário. Se pararmos para observar as outras revoluções industriais pelas quais a humanidade já passou, tivemos mudanças tão impactantes ou até mais do que as propostas pela Indústria 4.0” pondera Tamires."
Diferente da adesão a um software ou update em um determinado equipamento, o processo de implantação da Indústria 4.0 não acontece da noite para o dia. É uma de mudanças e aprendizados com foco na otimização e melhoria contínua do processo. Somado a esse processo, ainda vivemos uma mudança na forma como as pessoas consomem que exige da indústria algo que até então não era de sua natureza: flexibilidade.
“Customização em massa”
Se no passado, a comunicação da indústria com o consumidor era uma via única, hoje, impera o diálogo. Com um consumidor conectado, exigente e com necessidades muito específicas, a produção precisa se adaptar para entregar produtos e experiências únicas.
“No passado, vivemos a era da produção em massa e hoje, o presente e futuro é o tempo da ‘customização em massa’”. É necessário que as distintas áreas da indústria, manufatura, manutenção, entre outras se adequem a essas novas necessidades do consumidor” aponta a Especialista de Produto da Omron Brasil durante a conversa do MBM Talks.
Processo flexível para se tornar competitivo em nível global
Se pela perspectiva do consumidor, a Indústria 4.0 ajuda a, a partir dos dados, construir produtos e experiências customizadas, para competitividade das empresas, ela se torna extremamente necessária para sobrevivência em um ambiente cada vez mais competitivo.
“A competição, hoje, saiu do patamar local para o global. Se o processo industrial não for enxuto e flexível, provavelmente a empresa não conseguirá manter o produto dela por muito tempo no mercado, perdendo espaço. As práticas da Indústria 4.0 são exatamente isso:um facilitador para conectar esses dois pontos distintos - o cliente e a melhora do processo. O Brasil ainda tem um longo caminho até alcançar a maturidade necessária, mas para dar esse salto, precisará apostar nos mecanismos de fomento e capacitação dos colaboradores.”
Veja o episódio completo do MBM Talks sobre IoT e IA na Indústria 4.0 para mais insights sobre o mercado