CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Incerteza da economia recua e atinge menor nível desde abril, mostra FGV

  1. Principal
  2. Notícias

28/09/2017

Reportagem publicada no O Globo

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 10,8 pontos entre agosto e setembro, ao passar de 130,1 para 119,3. Esse foi o terceiro recuo consecutivo e, ao atingir esse patamar, chegou ao menor nível desde abril de 2017, quando a pontuação ficou em 118,8. No entanto, o indicador está longe da média histórica de 100 pontos.

O principal destaque nessa queda acentuada do indicador de incerteza é a volta para o nível anterior à divulgação dos áudios da JBS com o Presidente Temer. Em relação à elevada média dos últimos três anos, o resultado de setembro parece baixo, contudo, o valor ainda está longe da média histórica de 100 pontos - avalia o economista Pedro Costa Ferreira da FGVIBRE.

De acordo com Ferreira, a queda do indicador pode ser explicada por dois fatores: a diminuição das incertezas com relação à condução da política econômica, claramente refletido no IIE-Br Expectativa e, em segundo lugar, o sentimento de que a condução da política econômica não sofrerá grandes desvios no médio prazo, diminuindo o impacto da incerteza política no indicador.

A queda do IIE-Br em setembro de 2017 decorreu de recuos nos componentes Mídia e Expectativa. O IIE-Br Mídia caiu 7,5 pontos no mês, contribuindo com -6,6 pontos para o recuo do índice geral. Enquanto isso, o IIE-Br Expectativa recuou 18,2 pontos, contribuindo com -4,6 pontos para a queda do indicador agregado de incerteza. Já o IIE-Br Mercado aumentou 3,3, com um impacto positivo de 0,4 ponto no IIE-Br.


Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House