30/10/2014
Por ser uma das maiores apostas da tecnologia nos últimos tempos, alunos do curso técnico em Eletrônica Digital da Fucapi montaram uma impressora 3D e irão apresentar o projeto na 11ª edição da Feira Tecnológica da Fucapi que será realizada nesta quinta e sexta-feira (30 e 31/10), de 9h as 21h, no Campus, localizado na Av. Danilo Areosa, 381 - Distrito Industrial, zona sul de Manaus.
Um dos objetivos do projeto desses alunos é mostrar como funciona a impressora 3D e explicar como a máquina foi construída. As tintas de uma impressora normal foram substituídas por um material de termoplástico que por fim resultam em peças trabalhadas com acabamento tridimensional.
“É o assunto tecnológico do momento, pensamos e vimos que era possível não só ver e imaginar, mas construir uma impressora 3D para a Feira”, afirmou o professor e coordenador do projeto, Glauco Aguiar, destacando ainda que uma máquina profissional de impressão 3D custa muito caro. “Toda a equipe colaborou comprando as peças que custaram no total em torno de R$2mil. Passamos um mês montando a máquina, testamos e já imprimimos cerca de 20 objetos”, explicou Aguiar.
A turma que realizou a montagem da máquina está no primeiro módulo do curso de Eletrônica Digital e afirmam que o projeto foi inovador na aprendizagem. “Desde o início foi um desafio muito grande montar a impressora, porque tudo é muito novo pra gente. Todos estamos empolgados e felizes com o resultado”, declarou o estudante do curso de Eletrônica Digital, Marcos Souza.
Como Funciona
A impressora que tem como base a plataforma ‘Arduino’ deve ser ligada em um computador, em seguida é feita a imagem que passará por um comando do software e por fim a peça é impressa. Entre os objetos produzidos pela equipe estão uma coruja, um símbolo do Batman, alguns objetos didáticos e até mesmo uma prótese medicinal. Estas e outras peças serão expostas na sala D35, no Bloco D, na Feira Tecnológica da Fucapi.
Fonte: Portal do Holanda