10/11/2014
De acordo com o Mdic (Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior) trata-se de uma sucessão natural na autarquia. Quando da ausência do superintendente quem assume o cargo interinamente é o superintendente Adjunto de Projetos, até que ocorra uma nova nomeação por indicação direta da Presidência da República.
A exoneração do antigo superintendente e a nomeação do novo sairá no DOU (Diário Oficial da União) desta segunda-feira (10), informou a Assessoria de Comunicação Social do Mdic. A medida não acontecerá por um motivo específico, trata-se de uma oficialização, já que o atual superintendente pôs o cargo à disposição no final do mês passado.
Ainda segundo a assessoria de comunicação da pasta, o titular da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Thomaz Nogueira, foi exonerado do cargo na quinta-feira (6). A decisão foi tomada durante reunião realizada na manhã de quarta-feira (5) em Brasília. O atual superintendente Adjunto de Projetos, Gustavo Igrejas, deve assumir o cargo interinamente após a exoneração. Nogueira colocou o cargo à disposição no fim do mês de outubro.
Na ocasião, Nogueira informou que deveria permanecer na vaga até o dia 31 de dezembro deste ano. Após avaliar de forma positiva a postura da presidente Dilma Rousseff, ele criticou as decisões tomadas em Brasília. "Eu vejo insensibilidade no Ministério do Planejamento. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior fica entre a cruz e caldeirinha. Não pode ter uma dicotomia entre Brasília e Manaus. Temos que fazer parte dessa discussão, mas não podemos estar fragilizados", ponderou.
O Mdic informou que o superintendente adjunto de projetos da Suframa, Gustavo Igrejas, ficará no cargo por ser o substituto imediato na hierarquia da Superintendência. A substituição, segundo a Suframa, não significa a efetivação instantânea. A Pasta também afirmou que ainda não há como determinar se Gustavo Igrejas será efetivado no cargo ou se outro nome será apontado para assumir a direção da autarquia.
Gustavo Adolfo Igrejas Filgueiras ingressou na Suframa, em 1987, como estagiário e passou a ser servidor efetivo, em 1997. Ele assumiu a superintendência adjunta, em 2012, e substituía Thomaz em reuniões oficiais, desde 2013.
Para o presidente do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Wilson Périco expressou as 'boas vindas' ao novo superintendente e ressaltou a urgência em enfrentar as questões prioritárias como a energética, logística-portuária e internet de banda larga que vem impedindo novos investimentos na ZFM. "Boas vindas e a certeza de nosso apoio sempre e quando estiverem em jogo os interesses da Zona Franca de Manaus", disse.
A despedida
O ex-superintende da Suframa, Thomaz Nogueira, novamente preferiu se manifestar pelas redes sociais ao se despedir do cargo em que permaneceu durante três anos. Ele disse que nada diminuirá a sua alegria de concluir mais uma etapa de sua carreira profissional, à frente da Suframa. "Os desafios enfrentados, os avanços obtidos, as amizades construídas, o carinho das pessoas, ficarão sempre comigo. Das metas não alcançadas ficará a satisfação da luta travada. Sou muito grato ao apoio de todos. É hora de novos caminhos", disse.
Thomaz ainda disse é preciso compreender que a mudança faz parte da dinâmica da vida e que não há crise, mas que sempre haverá desafios a serem enfrentados. "Gustavo saberá lidar com eles. Ao assumir, me comprometi em colocar meus tijolinhos nessa construção. Creio que o fiz. Coração leve, alma feliz. A jornada é a própria recompensa", finalizou.
No início do ano o Brasil foi surpreendido com a informação que a União Europeia havia decidido fazer questionamentos junto à OMC sobre alguns programas do Governo Brasileiro. No questionamento incluíram a ZFM (Zona Franca de Manaus). Foram realizadas reuniões em Genebra e Brasília, em fevereiro. A avaliação corrente é que a ZFM acabaria sendo incluída como tema do Painel.
Um dos últimos feitos do superintendente ficou registrado duramente os esclarecimentos prestados à União Europeia que resultou na retirada da ZFM (Zona Franca de Manaus) do pedido de Painel sobre diversos programas de incentivos fiscais do Brasil. Nogueira destacou que a reunião do dia 20 de outubro foi uma ação que envolveu a parceria de diversos atores.
Além da equipe da Suframa, compartilharam informações o Reitor da UEA, Cleinaldo de Almeida, o secretário da Seplan, Airton Claudino, os professores doutores da UFAM, Alexandre Rivas e Mauro Thury e o superintendente Geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana. "A todos o meu registro de satisfação e agradecimento", salientou. Nogueira pôs o cargo à disposição no fim do mês de outubro.
O servidor público, Jose Jorge Junior, agradeceu pela oportunidade e pelos ensinamentos durante os três anos que convivei profissionalmente ao lado do "chefe". "Batalhas foram muitas e bem combatidas e algumas ganhas. Vida que segue!", frisou.
Fonte: JCAM