CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

IBGE: Indústria inicia ano com mesma perda de dinamismo do 2º semestre

  1. Principal
  2. Notícias

14/03/2019

Notícia publicada pelo site Valor Econômico

A indústria brasileira iniciou o ano de 2019 exibindo a mesma perda de dinamismo do segundo semestre de 2018, disse nesta quarta-feira André Macedo, gerente da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para ele, o desempenho seria resultado de uma continuidade do mercado de trabalho enfraquecido com a redução de exportações para a Argentina.

Conforme a pesquisa divulgada hoje, o indicador de produção da indústria acumulado em 12 meses subiu apenas 0,5% em janeiro, "mantendo a perda de ritmo iniciada em julho de 2018 (3,4%)". Das 26 atividades da indústria acompanhadas pelo instituto, apenas 13 mostram crescimento na passagem de dezembro de 2018 para o primeiro mês deste ano; das quatro grandes categorias econômicas, três recuaram.

Macedo destacou que o nível elevado de desemprego no país ainda limita a demandas das famílias, provocando adiamento de decisões de consumo. O mesmo vale para decisões de investimentos por parte das empresas. “Continuamos com fatores que pontuamos há algum tempo e não é à toa que parte dos bens de consumo mostra perdas nos últimos meses”, disse o gerente da pesquisa do IBGE.

Na terça-feira, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou que a produção de veículos cresceu 29,9% de janeiro para fevereiro, o melhor resultado para o mês desde 2014. Segundo Macedo, isso seria um bom sinal para a próxima divulgação da pesquisa do IBGE. Ele notou, porém, que o avanço dos estoque em fevereiro liga um sinal de alerta.

“Esse desempenho foi acompanhado por um aumento do nível dos estoques, o que pode sugerir um redução de ritmo nos meses seguintes. Existe uma volatilidade grande no setor, dada a necessidade de adequar a produção corrente à demanda, já que perdemos parte das exportações para a Argentina”, acrescentou.

Com o resultado de janeiro, a produção da indústria brasileira permanece operando 17% abaixo do seu pico histórico, atingido em maio de 2011.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House