06/08/2014
A indústria da região mostrou cenário extremamente favorável antes da Copa do Mundo, iniciada em 12 de junho, devido ao crescimento da procura por televisores – um dos produtos mais demandados na localidade, devido à presença da Zona Franca de Manaus.
Porém, sem o impacto sazonal da Copa, a atividade voltou a um patamar mais equilibrado, em junho. Mas, o nível desse mês foi comparado com patamares acima da média de produção, de períodos anteriores à Copa — o que acabou por conduzir a quedas sucessivas na atividade industrial amazonense, em diferentes comparações.
A atividade industrial no Amazonas recuou 9,3% em junho em relação a maio – a mais intensa queda entre os 14 locais pesquisados pelo instituto, nessa comparação, e o mais intenso, para a região, desde julho de 2012 (-17,2%). Além disso, a indústria da localidade caiu 16,1% em junho ante junho do ano passado e mostrou recuo de 7,6% no segundo trimestre, em comparação com igual período no ano passado – o pior desde o terceiro trimestre de 2012 (-10,3%).
Fonte: Valor Econômico