CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Dia das Mães aumenta em 60% vendas de pequenos negócios no AM

  1. Principal
  2. Notícias

10/05/2021

Fonte: EM TEMPO

Vanessa Lemes

Com o Dia das Mães. a projeção de aumento nas vendas do comércio tradicional na capital amazonense chegou a 10%. segundo representantes do setor. Contudo, os pequenos negócios alcançaram um aumento ainda maior, de até 60%. no faturamento com e data No Amazonas, das 38 648 novas microempresas abertas em 2020, 82% correspondem aos Microempreendedores individuais (MEIs), com 31742. de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com a crise econômica ocasionada pela pandemia da Covid-19, muitos amazonenses ficaram desempregados Com isso. a população encontrou nos pequenos empreendimentos uma oportunidade e ume saída para driblar as dificuldades financeiras. Assim, economistas afirmam que as microempresas acabam movimentando fortemente e economia do estado, principalmente nas datas comemorativas e importantes para o comércio.

Esse é o caso da microempreendedora Waldinelha Santos, 23. Com seu pequeno negócio de panificação e confeitaria, a proprietária resolveu oferecer três tipos de cestas de café da manhã, produzidas artesanalmente, como opções para o Dia das Mães. A estratégia deu tão certo que o empreendimento chegou a registrar um crescimento de 60% nas vendas dos kits.

Waldinelha acredita que. para os que têm uma microempresa, aproveitar as datas comemorativas pode ajudara recuperar o prejuízo gerado pela pandemia. “Com toda certeza não paga todo o prejuízo que tivemos, mas ajuda bastante. especialmente nas contas de casa e na alimentação. Posso dizer que estou bem feliz com o resultado do Dia das Mães. Essas datas sempre vêm para nos salvar. ainda mais em uma crise como essa", elucida.

Outra empreendedora que aproveitou o período de festividade foi a dona de uma floricultura no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus. Josieli Batalha, 30. Focando nas cestas de café da manhã, flores e montagens de presentes personalizados, a saída de produtos cresceu 40%. aquecendo o pequeno negócio.

Josieli conta que as encomendas foram realizadas com antecedência e a movimentação estava a todo vapor, principalmente com a volta das atividades econômicas em Manaus. "0 crescimento foi muito bom Por conta da diminuição de casos da Covid-19 no estado e da flexibilidade no isolamento, o aumento na procura para presentear Foi grande”, destaca.

Além dos produtos, uma outra Forma de agradar nesse dia é oferecendo um dia de autocuidado para as mães. É Fazendo essa propaganda que a cabeleireira Jaqueline Amora, 44, conseguiu atrair a clientela. Depois de começara oferecer os combos promocionais, houve um amento de 40% nos atendimentos no seu pequeno negócio.

A empreendedora revela que Fatura mais em ocasiões especiais, como no Dia das Mães e no Dia dos Namorados. Porém, é no Final do ano que o Fluxo da clientela aumenta em 100%. “É muito importante a gente aproveitar essas datas. Mas é no mês de dezembro que trabalho de domingo a domingo. sem pausas", revela Jaqueline.

Apoio aos pequenos negócios

Comprar de pequenos empreendedores é ume Forme de apoiar quem está começando, além de ajudar e manter quem já está no mercado há algum tempo A Fisioterapeuta Lanne Carvalho, 42, é uma das consumidores que pensa assim e procura contribuir comprando de microempresas. "Eu prefiro comprar dos pequenos aqui da Zona Leste, onde moro, para incentivar os microempreendedores que estão começando". Frisa.

Segundo o economista Marcus Evangelista, os pequenos negócios são Fundamentais para o incremento de qualquer economia, ainda mais os que estão espalhados pelos bairros. Dessa Forme, a população local é empregada e há uma movimentação nas distribuidoras e atacadistas, com a reposição de produtos, gerando emprego e renda.

Por isso. Evangelista destaca que as micro e pequenas empresas não geram concorrência para o comércio, e sim contribuem pare o ciclo de abastecimento. “Os pequenos negócios nunca Foram ameaças para as grandes redes, muito pelo contrário, acabam complementando o segmento comerciei. A grande diferença entre ambos, além da estrutura. é que os grandes conseguem preços menores por comprarem em maior quantidade. Assim conseguem realizar promoções que os próprios comerciantes pequenos acabam se tornando clientes, compram e revendem em seus pequenos negócios", pontua.

Para o economista, além desse benefício, o ciclo também estimula e indústria, que precisa fabricar mais para atender e demanda das grandes empresas. responsáveis por abastecer os pequenos empreendimentos. "Em resumo, são os pequenos negócios que fazem, em sua soma, a engrenagem girar", enfatiza.

Sobre aproveitar es datas comemorativas para alavancar os micro e pequenos negócios, o economista garante que realmente servem como oportunidades para compensar a queda na renda nos períodos mais críticos da pandemia Segundo ele. o Dia das Mães só fica atrás da movimentação do Natal, como o período mais importante pare o comércio e. consequentemente, para os empreendimentos menores.

Concorrência


Nesse sentido. Evangelista revela que a maior competição para as microempresas se encontra na internet. já que o e-commerce cresceu ao longo dos anos e se tornou ainda mais popular com o isolamento social gerado pela pandemia Com a facilidade de fazer uma compra na palma da mão. por meio de um celular, os negócios nos bairros acabaram perdendo. levando em consideração que os preços on-line são também mais em conta.

Apesar desse fator, o economista enfatiza que as pequenas iniciativas sempre terão o seu público. Entretanto, segundo ele. o sucesso depende do empreendedor, que deve acompanharas mudanças no comportamento do cliente, superando as expectativas e fidelizando consumidores para a sobrevivência do seu empreendimento.

A economista Denise Kassama analisa que a pandemia acabou dando um empurrão para os amazonenses entrarem no mundo do empreendedorismo. levando em conta o alto índice do desemprego formal. E dos diversos tipos de atividades. o ramo da alimentação se destaca nessas datas, ainda mais no Dia das Mães - levando a mãe para comer fora ou mesmo preparando ume refeição especial em casa - que depende da compra de ingredientes ou mesmo de pratos prontos para serem servidos.

Mesmo para quem está com dificuldades financeiras em casa. a economista salienta que comprar do pequeno ajuda nos gastos e também beneficia quem está no ramo. “Compre do pequeno, seja um artesanato, um bolo caseiro ou uma bijuteria simples, afinal, o que vale mesmo é a intenção, pois nenhum presente substitui o nosso amor", finaliza.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House