CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Honda soma 24 milhões de motos produzidas em Manaus

  1. Principal
  2. Notícias

18/01/2019

Notícia publicada pelo site Automotive Business

A Moto Honda da Amazônia atingiu esta semana a marca de 24 milhões de motos produzidas desde o início da operação da fábrica no Polo Industrial de Manaus (AM), em 1976 – apenas cinco anos pós a instalação da empresa japonesa no Brasil. O marco histórico foi atingido com um modelo Pop 110i 2019, que saiu da linha de produção às 12h30.

Usufruindo dos incentivos da Zona Franca de Manaus, a instalação da Honda no Amazonas é a maior e mais verticalizada planta de motocicletas da fabricante no mundo. A planta está entre as maiores do polo industrial e é um dos centros de produção mais representativos das Américas. O primeiro modelo produzido na unidade, há 42 anos, foi uma CG 125. Hoje são produzidas 3,7 mil motocicletas por dia na unidade, de 34 modelos e 77 variações de versões e cores, além de quadriciclos e motores estacionários.

Com sua ampla capacidade de produção, a Honda domina cerca de 80% do mercado de motocicletas no Brasil. Em 2018 a marca apurou crescimento de 11,9% sobre 2017, com emplacamento de 745.024 mil unidades no País. A produção acompanhou a tendência e cresceu 17,6%, com 784.421 mil unidades fabricadas, incluindo quadriciclos, na fábrica de Manaus.

A Honda mantém um complexo processo produtivo no Amazonas. Além de motocicletas, quadriciclos e motores estacionários, produz na unidade os principais componentes, ferramentas e dispositivos para produção. Entre os processos realizados estão fundição de peças de alumínio, sinterização, spin cast, usinagem, montagem do motor, fabricação de tubos, estamparia, solda, pintura, manufatura de chassi, linha de montagem e inspeção final.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House