CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Honda celebra 40 anos da CG e da planta de Manaus com lançamento e expedição

  1. Principal
  2. Notícias

05/10/2016

Com 11,044 milhões de unidades que saíram das linhas do Polo Industrial de Manaus (PIM), a Honda CG completa 40 anos como o veículo mais produzido no Brasil. O marco é celebrado pela Moto Honda da Amazônia, com o lançamento de um modelo comemorativo em alusão à pioneira da sua fábrica local. É a maior da companhia no mundo, que igualmente completa quatro décadas e acumula mais de 21 milhões de unidades produzidas, com 6 mil trabalhadores.

Lançada em 1976, a CG 125 será protagonista de uma nova missão. Junto com os modelos mais novos, a conhecida Bolinha partiu, nesta terça-feira (04), de Manaus em duas expedições de 6 mil quilômetros, cada, que vão cortar o Brasil pelo trajeto do Centro-Oeste e pelo Nordeste, com destino a São Paulo, conforme o anúncio feito nesta terça, pela direção da multinacional japonesa, na fábrica de Manaus.

Denominada Expedição CG 40 anos - Quilômetros de Histórias, o trajeto inclui balsas e todo o tipo de terreno.

Líder no segmento de motocicletas no Brasil, com mais de 80% da fatia do mercado, a Honda enfrenta a crise que reduziu as vendas e a produção nos últimos quatro anos de olho na retomada da economia. “Nosso planejamento é de longo prazo e o País vai sair da crise”, destaca o diretor executivo de Relações Institucionais, Paulo Takeuchi.

No ano passado, a fábrica local produziu 1,1 milhão de motocicletas e deve fechar este ano com, aproximadamente, 950 mil unidades, após atingir o pico de 2 milhões de motos. As linhas têm capacidade para produzir até 5,2 mil por dia, mas a média chega em torno de 3,6 mil neste ano.

Mesmo na crise, o executivo descartou a adesão da empresa ao Programa de Proteção do Emprego (PPE), como adotou a concorrente Yamaha, pois a empresa adotou um Programa de Demissão Voluntária (PDV) e fez acordo com 500 empregados, o que reduziu o quadro para 6 mil funcionários.

Ícone

Ícone cobiçado por colecionadores, a CG de 1976 vai colocar o pé na estrada com equipes formadas por jornalistas de imprensa nacional especializada em duas rodas.

A antiga CG teve como garoto-propaganda o Rei Pelé e as peças publicitárias da época acentuavam a economia do consumidor, em adquirir um veículo que custava a metade do preço do carro nacional mais barato da época, o Fusca.

Fonte: Portal D24am.com

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House