23/05/2023
Antonio Silva
Presidente da FIEAM
E-mail: presidencia@fieam.org.br
O Sistema Indústria do Amazonas, por meio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), promoveu na última sexta-feira, 19, no Clube do Trabalhador, evento que homenageou industriais, personalidades e organização que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico local e nacional.
Jorge Neves, sócio fundador da Warabu Chocolates, foi o primeiro homenageado da noite, com o título de Microindustrial do Ano de 2023. O empresário nascido em Coimbra, Portugal, na Warabu tem como sócios Linda Gabay, Átila Denys, Renato Bonadiman e Matheus Faria. A empresa usa em seu processo produtivo matéria-prima e insumos de origem amazônica, proporcionando a geração de trabalho para agricultores do interior da Amazônia. Também tem parceria com a organização “Origens Brasil”, que investe em comunidades indígenas. Está instalada no Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide), que tem a FIEAM como mantenedora.
Em seguida foi agraciado com o título de Industrial do Ano 2023 o presidente do Grupo CIEX, Frank Benzecry, amazonense, membro da diretoria da FIEAM e que presidiu por vários mandatos o Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Manaus, hoje comandado pelo filho Davis Benzecry. O Grupo Ciex consolidou-se no mercado nacional e internacional, atuando em diferentes segmentos por meio de suas empresas, sendo a Ciex Indústria, que atua no mercado de produtos amazônicos, a Jutal -Indústria de Juta, produtora de materiais derivados da malva e juta, e a CiexLaghi, empresa da área de construção civil.
A terceira homenageada Recofarma Indústria do Amazonas Ltda. foi premiada como a maior exportadora do ano passado, o que se repete desde 2011. Pertence ao Grupo Coca-Cola e contribui para o desenvolvimento do estado na geração de empregos, investimentos, projetos de compra de matérias-primas locais, capacitação da agricultura familiar, proteção de bacias hidrográficas e incentiva manifestações culturais, como o Festival Folclórico de Parintins. Também é parceira da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) no projeto “Plástico Zero nos Igarapés de Manaus”. A Recofarma é a terceira maior fábrica de concentrados da Coca-Cola no mundo.
Por fim, o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, foi agraciado com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial Moyses Israel, homenagem justíssima pelo muito que realizou durante sua administração para o desenvolvimento da indústria nacional e, em particular, pelo apoio sempre prestado a indústria amazonense.
A frase do escritor britânico e primeiro-ministro por duas ocasiões do Reino Unido, Benjamin Disraeli, se encaixa no espírito do evento: "O maior bem que você pode fazer pelo outro não é somente dividir suas riquezas, mas revelar a ele as dele”. Foi o que fizemos ao revelar e reconhecer os méritos de cada um dos homenageados.
Fonte: Acrítica