CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Guedes diz que ‘talvez desista’ de implementar o imposto digital

  1. Principal
  2. Notícias

16/10/2020

Fonte: O Globo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira que talvez desista de implementar o imposto sobre transações financeiras e pagamentos eletrônicos. Críticos desse imposto o comparam à antiga CMPF, o que o ministro sempre rechaçou.

Entenda: Como uma 'nova CPMF' pode incidir em itens do dia a dia, do pãozinho à passagem de ônibus

A ideia de Guedes era usar o tributo para bancar a desoneração na folha de pagamento das empresas.

— Esse imposto só entraria se fosse para desonerar. Talvez nem precise, talvez eu desista dele — disse o ministro, em rápida entrevista à CNN Brasil.

O ministro também voltou a descartar aumento de impostos. Na véspera, em seminário, Guedes chegou a defender a implementação do imposto e também um tributo específico para as chamadas “big techs”, grandes empresas de tecnologia, como Facebook e Google,nos moldes do que já é discutido na Europa.

— Esse imposto não passa nem pelos bancos. Ele transcende, é por uma infovia digital. Da mesma forma que você paga um pedágio para trafegar numa rodovia, se tiver usando uma infovia digital que o governo fez, disponibilizou grátis para todos os brasileiros, ele pode cobrar um pequeno imposto pelo trânsito, pelo tráfego de informação que passa aí — disse o ministro, na quarta-feira.

No seminário, organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes,Guedes disse que os bancos já cobram o que ele mesmo chamou de CPMF. O ministro afirmou ainda que as instituições financeiras são contra esse imposto porque “querem beber água onde os bancos bebem”. Procurada, a Febraban não se manifestou.

No evento de quarta-feira, o ministro disse que a economia com a reforma administrativa pode ser maior que os R$ 300 bilhões que ele estima. Segundo Guedes, essa cifra pode ser superada por conta da baixa reposição de servidores.

A reforma, disse Guedes, foi proposta considerando uma taxa reposição de servidores de 70%. Mas esse percentual está mais baixo que o previsto.

Futuro diferente para a Amazônia

Guedes ainda defendeu “um futuro diferente para a Amazônia”. Para o ministro, a região não pode continuar dependendo da Zona Franca de Manaus, sob o risco da capital amazonense “se transformar numa São Paulo”.

— Vamos desenhar um futuro diferente para a Amazônia, invés de transformar numa São Paulo. Quer dizer, um centro industrial com cinturão de miséria e pobreza em volta, que é o que vai acontece com o tempo, se nós deixarmos isso ser baseado em subsídios industriais de uma economia velha.

https://outline.com/Kq8U7R

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House