CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Grow abre fábrica no PIM

  1. Principal
  2. Notícias

03/09/2019

Notícia publicada pelo Jornal A Crítica

Juntar solução em mobilidade urbana + tecnologia foi a receita que deu certo para a Yellow, fundada em 2018 pelos sócios Ariel Lambrecht (cofundador da 99Táxi), Eduardo Musa (exCaloi) e Renato Freitas (cofundador da 99 Táxi).

A empresa brasileira, conhecida pelas bikes e patinetes amarelos, se juntou à mexicana Grin no começo deste ano e formou a Grow Mobility, com atuação em sete países na América Latina e com ambições ainda maiores.

Como os negócios vão de vento em popa, a Grow escolheu Manaus para abrir a primeira fábrica de patinetes e bicicletas elétricas da América Latina.
O investimento avaliado em R$ 25 milhões já está sendo gestado e começa a operar em 2020.

O projeto foi aprovado no dia 25 de julho, na reunião do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS). Prevista para ocupar uma área de 5 mil m², a fábrica iniciará sua operação com a produção de cerca de 100 mil equipamentos por ano e 100 funcionários empregados diretamente, além da criação de mais 500 empregos indiretos na Zona Franca de Manaus.

ESTRATÉGIA

A fabricação de equipamentos próprio, que até o momento são importados da China, vem para atender a expansão da empresa.
Segundo a Grow, a produção própria terá como foco abastecer as operações da Grow em toda a América Latina e proporcionará uma redução de custo significativa, algo entre 30% e 40%.

“A fabricação própria será estratégica para o nosso negócio. Além de ser um diferencial importante em relação à concorrência, poderemos customizar os produtos para as demandas dos usuários da América Latina”, explica Marcelo Loureiro, cofundador e vice presidente da Grow.

A Grow também quer produzir bicicletas elétricas e patinetes adaptados à realidade das vias do Brasil e com mais durabilidade, uma vez que a vida útil de equipamentos compartilhados é de seis meses.” Podemos considerar fabricar patinetes mais robustos para enfrentar os buracos das nossas ruas, por exemplo. Vamos avaliar todas as possibilidades para atender melhor os usuários da nossa região”, explica Loureiro. A Grow Mobility está presente em 22 cidades de sete países do continente (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai).
No Brasil, a Yellow opera nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Santos, São José dos Campos, São Paulo, Ilhabela e Vitória.

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House