CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Greve de servidores pode parar Zona Franca

  1. Principal
  2. Notícias

07/03/2014

A greve dos servidores da Superintendência da Zona Franca de Manuas (Suframa), iniciada em 19 de fevereiro, deve começar a paralisar as linhas de produção das cerca de 500 empresas do polo industrial de Manaus a partir da próxima semana, devido à falta de peças e componentes que são importados e cuja liberação depende dos fiscais da autarquia. Os prejuízos, segundo o Centro da Indústria dos Estado do Amazonas (Cieam), podem chegar a R$ 300 milhões por dia com a paralisação.

A greve, a primeira nos 47 anos da Suframa, afeta as entregas de mercadorias ao varejo em Roraima, Rondônia, Acre, Amapá e Amazonas. A situação só não está pior, segundo o conselheiro do Cieam, Celso Piasentini, porque muitos processos já foram automatizados.

— Se a greve não durar muito, a parte operacional a gente consegue resolver — disse.

Segundo o diretor do Sindicato dos Funcionários da Suframa (Sindframa), Anderson Belchior, cerca de 30% dos 400 funcionários que trabalham na autarquia estão liberando só produtos essenciais, como remédios, alimentos e materiais médicos e hospitalares. Os servidores reivindicam revisão do plano de cargos e salários e reestruturação das unidades da autarquia. Procurado, o Ministério do Planejamento, que está à frente das negociações, não quis se manifestar.

Para Nélson Azevedo, vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fiam), a situação é preocupante, embora ainda não haja registro de paralisações no polo.

— O prolongamento da greve pode provocar falta de materiais e levar à paralisação de linhas em toda a cadeia da indústria no polo — advertiu Azevedo.

Fonte: O Globo

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House