CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

‘Governo não pode ceder agora’

  1. Principal
  2. Notícias

03/07/2013

Depois de recuar na negociação que poderia reduzir a alíquota do ICMS de produtos de informática fabricados no PIM de 10% para 7% e de 12% para 10% nos demais produtos, o governo do Estado voltou a afirmar que vai brigar no Conselho Nacional de Fazenda (Confaz) para manter do tratamento diferenciado no Estado. A decisão, anunciada ontem pelo Secretário de Estado de Fazenda, Afonso Lobo em entrevista ao Jornal do Commercio, foi bem recebida por representantes da indústria.

Na opinião do Presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Eletrônicos de Manaus (SINMEN), Athaydes Mariano Félix, diminuir os incentivos significa ter uma dificuldade maior em atrair novos empreendimentos. Para ele, a vantagem competitiva do Polo Industrial de Manaus é uma forma de compensação pelos altos custos de logística e infraestrutura da região. "Se mantermos os 12% fica muito mais fácil atrair investimentos aqui do que em outros Estados. Tenho certeza que com este recuo o Governo está batalhando para conseguir atrair esses investimentos", disse.

Para Félix, a postura inflexível de Omar Aziz está correta. Ele afirma que a intransigência amazonense é uma estratégia para manter as negociações com outros Estados abertas. Contudo, ele defende uma postura mais flexibilizada nas próximas discussões e admite até mesmo uma possível redução nas alíquotas.

"Eu acho que o governo estar certo, não estar errado não. Sempre defendi a manutenção dos valores antigos, mas não a ponto de não negociar. É melhor perder um pouco e manter do que ficar lutando por uma coisa e não conseguir nada. Mas isso (admitir a redução depois voltar atrás) é para negociar um pouco mais lá na frente. Toda tática de negociação passa por isso. O governo não pode ceder agora, mas pode ceder um pouco mais na frente", finalizou.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House