23/05/2014
O trecho tem 624,8 km de extensão e vai desde o entroncamento com a rodovia BR-060, em Anápolis (GO), até o encontro com a TO-070, em Aliança do Tocantins.
Esse trecho da BR-153 é a principal rota de escoamento da produção industrial da Zona Franca de Manaus para o Sul e Sudeste do país. É por lá também que passa boa parte da produção de grãos e do setor agropecuário produzidos na região.
Ao todo, o trecho leiloado atravessa 23 municípios. A previsão é que, com o repasse a uma empresa, R$ 4,31 bilhões sejam investidos na rodovia nos 30 anos de contrato, previsto para ser assinado no dia 6 de agosto.
O vencedor deverá instalar nove postos de pedágio, sendo seis deles em Goiás e três no Tocantins.
O valor máximo de pedágio foi fixado em R$ 9,22 a cada 100 km. Leva a disputa quem der a oferta de menor valor. A cobrança, porém, só terá início após a conclusão dos trabalhos iniciais no sistema rodoviário e a execução de 10% das obras de duplicação.
O grupo vencedor também terá a missão de duplicar 598 km da rodovia até 2019. Também estão previstas, até o quinto ano de concessão, a construção de 48 interseções, 11 passarelas e melhorias em acesso.
Segundo pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), no trecho que vai a leilão nesta sexta-feira, a BR-153 é considerada boa em pavimentação e regular em sinalização e geometria. O vencedor terá de fazer a ampliação da capacidade, recuperação, operação, manutenção, conservação, monitoramento e implementação de melhorias na BR.
Três grupos
Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), três grupos –entre consórcios e empresas– apresentaram propostas: a Galvão Engenharia, a Triunfo Participações e o Consórcio Norte-Sul (formado por Ecorodovias, Queiroz Galvão Desenvolvimento de Negócios e Coimex Empreendimentos e Participações).
Esse não foi o primeiro trecho leiloado da BR-153. Em dezembro, dois trechos da rodovia nos Estados de Minas Gerais e sul de Goiás já haviam sido concedidos ao grupo Triunfo, que tenta agora levar o outro trecho.
A concessão faz parte do Programa de Investimentos em Logística, previsto no PND (Programa Nacional de Desestatização). Desde 2012, foram realizados oito leilões no programa, que prevê a concessão de 7.000 km de rodovias e investimento estimado em R$ 46 bilhões.
Fonte: Portal da Boa Informação