Notícias


Governo Federal recriará comitê do Fundo Amazônia

Fonte: Em Tempo

O vice-presidente, Hamilton Mourão disse ontem (28) que o governo federal deve recriar o Comitê Orientador do Fundo Amazônia (Cofa). Segundo o vice, a ação faz parte do movimento para reativar o Fundo Amazônia. A nova composição do comitê terá Mourão na presidência. O Cofa estabelece as diretrizes e critérios do Fundo Amazônia, que capta doações para ações de prevenção ao desmatamento no Brasil desde 2008.

A existência do órgão é uma condição para a existência do fundo e a liberação do dinheiro. O comitê foi extinto em abril de 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro, junto com centenas de órgãos colegiados ligados à administração pública.

“Ele foi extinto, está sendo refeito, vai ter um decreto novamente, a constituição é a mesma, única coisa que troca é a presença do Conselho da Amazônia, um representante, que sou eu mesmo”, afirmou Mourão.

O vice-presidente se reuniu com os embaixadores da Alemanha, Georg Witschel, e Noruega, Nils Martin Gunneng, e com o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, para tratar do tema. Segundo o vicepresidente, o comitê será recriado por meio de um decreto. Mas não existe confirmação de que Alemanha e Noruega voltarão a colocar financiar as ações do fundo.

Fique Informado