06/04/2022
Segundo o site Istoé Dinheiro, se o Congresso Nacional derrubar o veto ao Refis do Simples Nacional, o Governo Federal compensará a perda cortando incentivos tributários de indústrias que produzem xarope de refrigerante na Zona Franca de Manaus.
Conforme o site, o Ministério da Economia, em nova maldade contra o Amazonas, promoverá a redução da alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incide sobre o concentrado das bebidas de 8% para 7%, prejudicando as empresas produtoras de concentrado de refrigerante que possuem isenção do IPI em Manaus.
Crédito tributário
De acordo com a Istoé, ainda que não paguem o tributo, as empresas possuem o direito de gerar crédito tributário ao vender os insumos aos fabricantes de refrigerante.
Nesse caso, quanto menor a alíquota, menor o montante a ser compensado.
Mais tormento
A ameaça federal já está mobilizando a bancada amazonense no Congresso, que começa uma nova rodada de gritaria nas tribunas da Câmara Federal e do Senado, com a ajuda das redes sociais.
Paulo Guedes, entretanto, já mostrou ser insensível com a gritaria e está disposto a levar em frente a ameaça à ZFM da mesma forma como atingiu o modelo econômico ao reduzir em 25% a alíquota do IPI na semana passada.
Fonte: Em Tempo - Contexto