CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas

Notícias

Governador coloca BR-319 como prioridade

  1. Principal
  2. Notícias

09/02/2017

O governador José Melo não mede esforços para ligar o Amazonas ao resto do país. Desta vez, o apelo veio durante a solenidade de lançamento da nova Matriz Econômica Ambiental. "Tire o Amazonas do isolamento", segundo Melo a saída está na conclusão da BR-319, rodovia que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Desta vez, o apelo ao presidente Temer vai através de um forte aliado, o ministro do MMA (Ministério de Meio Ambiente), José Sarney Filho, que vem apoiando as ações de combate ao desmatamento e a pobreza no Sul do Estado, visitando as áreas degradadas com a Caravana Verde e assim dar soluções efetivas para cada caso. A solenidade foi realizada ontem (8), no auditório da sede do governo do Estado, na av. Brasil, nº 3.925, Compensa 2, zona Oeste de Manaus.

Além de anunciar a Matriz Econômica Ambiental como política de Estado e lançar o programa MS Amazonas para reduzir o desmatamento nos municípios localizados no Sul do Estado, o governador José Melo aproveitou a presença do ministro do Meio Ambiente para propor soluções e acabar com os problemas na BR-319 transformando a rodovia numa estrada-parque. "Dessa forma não prejudicaria nenhuma das 20 unidades de preservação presentes no trecho do meio da BR-319", explicou.

Segundo Melo, a falta de estrutura da estrada que liga o Amazonas ao resto do país traz prejuízo ao escoamento da produção do PIM (Polo Industrial de Manaus) e ainda isola o Estado.

"Criaríamos uma proteção naquele trajeto, como uma forma de envelopamento com gradil e monitoramento para garantirmos a preservação daquela área riquíssima em biodiversidade. Isso já foi feito em outros lugares do mundo e pode ser feito aqui também", argumentou.

Cauteloso, o ministro Sarney disse que o governo federal está aberto a propostas e que a sugestão será avaliada pela equipe técnica do ministério. "Tudo é possível.

A minha presença aqui no Estado do Amazonas, faz parte de uma iniciativa do Ministério que visa percorrer todos os Estados da Amazônia. Conversar com os entes federados (Estados e municípios), apontar caminhos e soluções para que possamos diminuir o desmatamento na região e ao mesmo tempo oferecendo alternativas econômicas que possam viabilizar o desenvolvimento sustentável, o combate a pobreza e a inclusão social", ratificou.

Fonte: JCAM

Coluna do CIEAM Ver todos

Estudos Ver todos os estudos

Diálogos Amazônicos Ver todos

CIEAM | Centro da Indústria do Estado do Amazonas © 2023. CIEAM. Todos os direitos reservados.

Opera House