29/10/2013
Governador articula aprovação da PEC da Zona Franca de Manaus
O governador do Estado, Omar Aziz (PSD), se reunirá, em Brasília, nesta terça-feira (29), com o presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Alves (PMDB-RN) para tratar da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 506/10 prevista para acontecer nesta quarta-feira.
A proposta prevê a prorrogação dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus (ZFM) até 2073. A PEC foi encaminhada pela presidente da República, Dilma Rousseff (PT), que tramita desde 2010 na Câmara e precisa ser votada em dois turnos para ser analisada pelo Senado.
Omar Aziz viajou nesta segunda-feira e afirmou que só retornará de Brasília após a votação da proposta. “Ele (Henrique Alves) se comprometeu a colocar a PEC em votação na quarta-feira. Vamos fazer todas as articulações políticas necessárias para que isso possa acontecer e para que, na quarta-feira, possamos dar uma ótima notícia ao Amazonas”, disse.
A declaração foi dada nesta segunda-feira, durante apresentação da proposta do novo Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) dos servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O governador se reunirá ainda com os deputados federais do Amazonas para traçar a estratégia para conseguir os votos necessários para aprovação da PEC. A proposta foi aprovada por unanimidade, em outubro, pela Comissão Especial da ZFM.
Após a aprovação na Comissão, o relator da PEC, deputado federal Átila Lins (PSD), disse que estava se articulando com as lideranças partidárias para garantir os 308 votos favoráveis necessários para aprovação da proposta. “Como é um compromisso assumido pela presidente Dilma Rousseff com o Amazonas, acredito que ela vá se empenhar para que o Congresso aprove a PEC”, disse.
Até a tarde desta segunda-feira, a PEC não constava na pauta de votação da Câmara.
Fonte: Portal D24am.com
Coluna do CIEAM Ver todos
Estudos Ver todos os estudos
DIÁLOGOS AMAZÔNICOS
Este livro é fruto dos “Diálogos Amazônicos”, uma série de webinars promovida pela Fundação Getulio Vargas, a partir da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP). Foram realizadas 36 “lives”, em 2021 e 2022, debatendo temas diversos.
Zona Franca de Manaus Impactos, Efetividade e Oportunidades – FGV
Estudo sobre os impactos socioeconômicos, ambientais e avaliação da evolução e efetividade dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.
Desenvolvimento Sustentável da Amazônia
Trabalho realizado pelo grupo de trabalho “GT-Pós Pandemia Amazonas”, criado para pensar soluções inovadoras para o Estado do Amazonas, de modo sustentável, alinhado à criação de valor e melhoria na qualidade de vida da população da região....